Com 2019 a terminar, é altura de relembrar alguns dos acontecimentos musicais do ano, que tivemos o privilégio de assistir.
Num ano recordista em número de concertos, tanto grandes como mais intimistas, além das dezenas de festivais por todo o país a marcar forte a presença da música de peso, é com enorme entusiasmo que aguardamos pelo ano que aí vem, que já promete bater todos os records.
Aqui deixamos um resumo dos melhores momentos e também um agradecimento especial a todos os fotógrafos e escribas que colaboraram connosco para registar estes eventos para memória futura, aproveitando para desejar um excelente 2020 a todos os music lovers por aí!
'COMA' é o título do álbum de estreia dos portugueses VËLLA. A banda da Grande Lisboa revelou também o artwork da capa do disco que será lançado pela editora Raising Legends Records durante a primavera de 2020.
Downfall Of Mankind é uma jovem banda de Symphonic Deathcore Metal baseada em Lisboa - Portugal, que acaba de lançar o seu tema de estreia. Vê aqui o vídeo e sabe tudo sobre este novo projecto.
Novo vídeo dos dinamarqueses estreiou hoje! Assiste aqui:
Vindos da parte norte da Dinamarca, os Chronicle são os filhos bastardos do old school thrash metal e do death metal melódico e passando pelo black metal como verdadeiros nórdicos, com uma pitada de melodia finlandesa adicionada em boa medida.
Num exclusivo para Portugal, apresentamos o novo vídeo oficial dos escandinavos Justify Rebellion, do tema “Crowd Control”.
A faixa é retirada no próximo disco de estúdio da banda dinamarquesa de heavy/thrash metal melódico, chamado “The Ends Justify The Means”, a editar em Março pela Mighty Music.
Apesar de este ano não termos efectuado "oficialmente" a reportagem do evento, o Tiago Silva, nosso autor do programa Black Sunshine, que abrange as sonoridades mais negras e doomescas, não quis deixar em branco tal evento, e deixou-nos aqui a sua visão dos acontecimentos.
Agradecemos também a amabilidade da Joana Cardoso, que nos cedeu algumas fotos, que poderão encontrar originalmente na foto-report da Arte Sonora (links abaixo)
Os Drakkar são do Miratejo, Seixal e acabam de lançar o seu primeiro CD 'Mostrengo' que já se encontra disponível para aquisição pela mão da Metals Alliance.
É com grande orgulho da nossa parte que anunciamos o lançamento do livro que resume a carreira fotográfica da nossa Joaninha, grande parte da mesma ao serviço da nossa rádio. Sabe aqui tudo sobre LUMINA, o seu primeiro livro fotográfico.
Apenas sete meses depois de abrirem para Metallica no Restelo, os Ghost regressavam a Lisboa, à mesma sala que encheram em 2017, ainda no reinado do Papa Emeritus III, agora esgotando-a bem antes da data, desta feita com o Cardinal Copia como rosto e mestre-de-cerimónias da soturna celebrarão eclesiástica.
Os AFFÄIRE acabam de lançar o video de "Nasty But True", retirado do novo álbum "Less Ain't More", este foi lançado mundialmente pela editora americana Perris Records. O disco está disponível para encomenda através da editora e da banda e tem colhido reacções empolgantes nos media do género hard rock.
A edição de 2019 do Lisbon Tattoo Rock Fest tem lugar já este fim de semana!
Com mais de 300 tatuadores de todo o mundo confirmados, o evento regressa ao Altice Arena nos dias 29 e 30 novembro e 1 dezembro de 2019.
Na vertente musical, estão confirmadas as presenças de Fast Eddie Nelson e Go Baby Go no dia 29, sexta-feira, em conjunto com Madball e Carnivore A.D. no dia 30, sábado, na Sala Tejo. A actuação de Ugly Kid Joe nesta mesma sala acontece no dia 1, domingo.
Foi hoje lançado o novo EP TIROS PERDIDOS do Mordaça.
A banda irá apresentar o seu trabalho ao vivo já amanhã, na abertura do concerto dos Agnostic Front em Lisboa, celebrando o 35º aniversário do seu álbum de estreia 'Victim in Pain'.
Fundado em 2010, o conjunto portuense Blame Zeus viu o seu primeiro trabalho “Identity” conhecer a luz do dia em 2014 e eclodir logo com impacto na cena nacional, somando elogios e certezas de serem um dos mais sólidos e capazes projetos nacionais.
Segundo dia de Novembro, fim-de-semana prolongado após o Dia de Todos os Santos. Duas bandas do mais alto nível nacional preparavam-se para nos encher de razões que justificariam a nossa comparência no Teatro Helena Sá e Costa, com hora marcada para as 21h30.
Depois de uma curta, mas muito celebrada passagem pelo Vagos Metal Fest já este ano, exigia-se o retorno a solo nacional dos Aborted para uma atuação com as melhores condições técnicas e uma set list mais longa que concedesse aos fãs uma melhor oportunidade para desfrutar da sua música.
O último trabalho dos Moonspell, “1755”, já anda em tour há 2 anos mas a sede dos fãs não parece ainda saciada. Naquela que será a última tour do mesmo, 50 alcateias europeias terão a oportunidade de vibrarem sobre este feitiço lunar tão lusitano.
Gigantes do death metal invadem o RCA Club já esta Sexta, 8 de Novembro.
É já esta Sexta, dia 8 de Novembro, que os ABORTED regressam a Portugal para um concerto em Lisboa (RCA Club), na companhia dos ENTOMBED A.D. que virão promover o seu novo e aclamado álbum «Bowels of the Earth».
Já nos habituámos nos últimos anos que a noite de Halloween nos presenteie com inúmeros eventos, e 2019 não vai ser excepção!
Deixamos aqui algumas sugestões para esta noite muito querida para rockers e metalheads pelo país fora.
BANALIZATION OF EVIL é o novo trabalho dos veteranos SIMBIOSE. O sétimo álbum da sua longa carreira está disponível a partir de hoje (1 de Outubro) em todas as plataformas de streaming.
Nada como celebrar uma sexta-feira 13 com boa música. Na pacata Vila de Alenquer, onde até o diabo desconfia, a celebração foi feita no Side B Rocks com a presença de duas bandas que só vendo para crer.
Em digressão Ibérica as Burning Witches, uma “All Woman Swiss Heavy Metal Band” , e os galegos Dark Embrace celebraram esta noite num concerto intimista mas nem por isso menos relevante numa escala em que tinham como destino Torredonjimento –Jaén e Zaragoza.
É já este sábado, 21 de Setembro no RCA Club (Alvalade) que tem lugar mais uma edição de um grande evento de peso: o Artilharia Pesada III!
O festival conta com seis bandas que irão dar vida à sala de metal da capital, logo a partir das 17h, desde os clássicos Sacred Sin às mais recentes Okkultist e Shadowmare, passando pelos já há muito firmados Karbonsoul, Speedemon e Mass Disorder.
O Casaínhos Fest
há muito que é um festival obrigatório para quem gosta das sonoridades mais
pesadas. Desde o metal ao punk e hardcore, tudo é possível ouvir aqui. Serve
também para encontrar os amigos do costume e reencontrar aqueles que é sempre certo
estarem por lá.
O local que recebe o
festival é, como habitual, o campo de futebol do S.C. Casaínhos, que
troca a bola pelos moshs e crowdsurfings. Este clube, juntamente
com a Câmara Municipal de Loures, Junta de Freguesia de Fanhões e o Tiago
Fresco da Associação Casaínhos Project são os responsáveis por este
evento, que tem vindo a crescer a olhos vistos.
SEETHE é o nome no novo álbum do BLAME ZEUS! O terceiro álbum dos portuenses será lançado no dia 8 de Novembro, pela italiana Rockshots Records, e tem já datas de apresentação marcadas.
Já é tradição no final de Agosto a imperdível romaria a um dos mais simpáticos festivais do nosso meio, o cada vez mais pujante Casaínhos Fest.
Depois de um ano em que superaram todas as fasquias imagináveis, com um dos melhores cartazes (ao nível de bandas nacionais) jamais visto num evento desta dimensão, adivinhava-se uma tarefa hercúlea compor o cartaz para esta 8ª edição.
Como que a redimir-se pelos litros de água caídos no dia anterior, o segundo dia de festival acordou com poucas probabilidades de se repetir o dilúvio na vila de Vagos. Apesar disso, olhando para o line up deste segundo dia do Vagos Metal Fest, facilmente verificávamos que este seria um dia muito mais negro e bruto que o anterior, com a junção de nomes de peso do black e death metal ao cartaz.
A manhã de domingo dia 28 acordou enublada mas quente e pude realizar algumas tarefas de organização do camping depois da chuvada da noite.
Como disse anteriormente este foi um teste de resistência da irmandade que se mostrou do aço e ferro e aguentou as tendas montadas durante todo o evento.
Muitos nessa manhã também partiam e não ficaram para ver os concertos finais deste excelente cartaz!
Está prestes a fazer um mês da nossa passagem pelo Laurus Nobilis Music Famalicão mas as lembranças ainda estão frescas e temos ainda muitas coisas para contar!
No dia 26 de julho de 2019 pude assistir a quase todos os concertos no evento do Laurus Nobilis Music Famalicão embora intercalados com os afazeres no camping que por vezes apenas me permitiu ver alguns temas das bandas que foram atuando durante a tarde no Palco CEVE e depois no Palco Gallícia, ambos de entrada livre.
No Palco CEVE apresentaram-se várias bandas emergentes que participaram no movimento 'Faz a Tua Cena' promovido pela organização para dar oportunidade a bandas de participarem num evento que cada vez mais tem vindo a destacar-se, no nosso país.
Decorreu entre os dias 25 e 28 de Julho em Vila Nova de Famalicão o Festival Laurus Nobilis Music Famalicão, com o camping a abrir portas no dia 22. Mais uma vez a nossa tribo metaleira foi recebida de braços abertos e durante quase uma semana conviveu em total harmonia com a comunidade local e a nossa 'família' de aço e ferro, não faltou!
A SFTD Radio e o XXXapada na Tromba Festival voltam a reunir forças para vos apresentar mais um grande evento.
Dia 12 de Outubro convocamos todas as tribos ao RCA CLUB para uma noite de grande diversidade musical dentro do género que nos é querido, contando com a presença de quatro bandas nacionais de grande qualidade - Gwydion, Attick Demons, Stonerust e Dallian.
Os bilhetes tem o custo de 10 skulls e estarão em venda online nos seguintes sites:
Haverá também uma edição limitada de packs especiais de bilhete + t-shirt por apenas 20 euros. Faz já a reserva por mail: reservas@sftdradio.com.
DALLIAN
Da fusão alquímica entre o som "Metal" e a estética de "Steampunk", nasce uma síntese improvável, dando origem a "Dallian".
Nascidos em 2017 em Leiria, os Dallian têm raízes num sólido fundo de Death Metal moderno, com virtuosismo adicional de elementos sinfónicos, todos organizados em dinâmica progressiva.
É exatamente essa a representação que encontramos pintada na tela do álbum de estreia do grupo "Automata", um épico álbum de uma hora, lançado em 2018 pela Nox Liberatio e que colocou em movimento a tour inaugural da banda 'a todo o vapor', tendo inclusivamente ganho o concurso de bandas Vagos Metal Fest 2019, onde actuarão no dia 8 de Agosto.
Será certamente garantia de um grande início de noite no Back To Skull 2019!
STONERUST
Formados em Junho de 2010, os STONERUST contam já com 3 EP’s editados: "Stonerust" (2012), “Higher Hope Gone” (2013) e “Nothing Left Inside” (2015), estando neste momento a finalizar o processo de gravação do primeiro long play, intitulado DROP THE MASK.
Com este trabalho os STONERUST pretendem evidenciar a nova estrutura musical da banda, assegurando o dogma que é e continuará a ser o estilo praticado: muitos dizem ser thrash/metal/stoner, outros nem tanto, chegando mesmo a identificar os novos sons como fora do habitual, tendo em conta os trabalhos anteriores da banda.
Também em breve será gravada uma curta metragem que engloba no seu storyboard os 3 primeiros temas do disco “AWAKE”, “THE DOUBT” e “REASON”, que esperamos também em primeira mão no BACK TO SKULL 2019.
ATTICK DEMONS
Os Attick Demons formaram-se em Janeiro de 1996, em Lisboa.
Tocam Heavy Metal Clássico com influências da New Wave Of British Heavy Metal (Iron Maiden, Saxon, Judas Priest) e de bandas como Scorpions, AC/DC e Manowar.
Entre 1996 e os dias de hoje foram vários os lançamentos de álbuns e EPs da banda incluíndo nalguns trabalhos convidados especiais tais como o Paul Di Anno (Ex-Iron Maiden) e Ross The Boss (Ex-Manowar) em 2011 no 'Atlantis' e o Chris Caffery (Savatage, Trans-Siberian Orchestra) no 'Let’s Raise Hell' também pela mão da editora alemã Pure Steel Records no final de 2016.
Foi de facto um passo enorme na carreira dos Attick Demons, levando-os a conquistar os mercados brasileiro, espanhol e japonês.
Aguardamos a vinda desta banda já com novidades ao Back to Skull pois está previsto novo lançamento ainda este ano.
GWYDION
A jornada de Gwydion começou em 1995, um projeto fundado por um grupo de amigos que compartilhavam a mesma paixão por metal e interesse pela cultura celta. Em 2007 gravaram o seu primeiro full lenght, "Ynys Mön"e assinaram com a editora alemã TROLLZORN, que ofereceu um contrato para lançar o álbum. Com Ynys Mön, Gwydion começaram a captar alguma atenção do público tendo feito uma uma tour europeia.
Os álbuns seguintes, 'Horn Triskelion' em 2010, 'Veteran' em 2013, mostram a banda a deambular entre o metal e o folk e em 2018, após um hiato da banda, os Gwydion voltaram com uma nova formação e ansiosos para reconquistar seu lugar no mundo do Epic Folk Metal.
O mais recente trabalho 'Thirteen', lançado em julho de 2018, é o álbum mais épico, dramático, popular e forte da banda até à data !
Esperamos assim desta banda uma festa cheia de animação e gritos nórdicos a acompanhar a música vindos do público do Back to Skull 2019!
A Amazing Events informou que os nepaleses Chepang terão de cancelar a sua actuação no Vagos Metal Fest 2019. Os membros do grupo asiático não conseguiram os vistos que autorizariam a sua viagem para Portugal, obrigando assim a banda a adiar a sua estreia no nosso País.
Nos últimos 30 anos a cena Metal em Portugal consolidou-se e apesar das tropelias da ostracização e dificuldades de aceitação da nossa tribo, a persistência e perserverança sempre ganham e hoje temos distribuídos pelo país em vários locais fixos, encontros que se realizam anualmente, como festivais e eventos de rock e metal, celebrando este estilo de música e as organizações trazendo ao longo dos anos, vários nomes de bandas internacionais ao nosso país.
Estes eventos também aumentaram em número e foram dando oportunidades a bandas nacionais de experimentarem palcos de maior dimensão e partilharem experiências entre si e com o seu público.