>

02/08/2019

[Report] Laurus Nobilis Music Famalicão: um festival bem à moda do Minho! (dia 25)

Lyfordeath foto by Davi Cruz, Metal em Portugal
Decorreu entre os dias 25 e 28 de Julho em Vila Nova de Famalicão o Festival Laurus Nobilis Music Famalicão, com o camping a abrir portas no dia 22. 
Mais uma vez a nossa tribo metaleira foi recebida de braços abertos e durante quase uma semana conviveu em total harmonia com a comunidade local e a nossa 'família' de aço e ferro, não faltou!

Dia 0 | Dia 1 | Dia 2 | Dia 3

O cartaz composto por grandes nomes nacionais e internacionais tais como SAMAEL, FLESHGOD APOCALYPSE, ENTOMBED AD, SOILWORK, a par de nomes nacionais como SINISTRO, ANALEPSY, SIMBIOSE, HUMANART, WA.K.O. ou WRATH SINS (e mesmo com o cancelamento inesperado dos suecos Hypocrisy à última da hora no último dia), foi apreciado com satisfação pela generalidade dos presentes e segundo a opinião dos festivaleiros o evento resultou em mais um momento glorioso de música e alegria, podendo eu dizer, bem à moda do Minho!

O clima trouxe chuva durante o evento, mas não provocou desistências e daremos aqui uma ideia do que aconteceu resumindo num breve relato, os dias do Festival Laurus Nobilis Music Famalicão!
Os furacões em modo metal rock vindos de vários pontos do país, voltaram ao Minho e montaram tenda enquanto a chuva miúda mas intensa caía e foi um desafio para os campistas que chegaram na tarde de dia 25 de Julho á aldeia do Louro, em Vila Nova de Famalicão.

Para quem não vinha prevenido com um toldo ou cobertura impermeável para a tenda passou um mau bocado em consequência do mau tempo que se fez sentir durante todo o fim de semana, mas mesmo que estivesse calor de verão, as noites no Louro são húmidas e frias. 

O campismo melhorou em muitos aspectos, teve mais área coberta por árvores, chuveiros de água quente fornecidos num camião militar do nosso Exército Português, alguns pontos de energia para carregamentos de gadgets, vários pontos de água e disponibilização de fogareiros comunitários. Também havia um mercado móvel patrocinado que fornecia bens essenciais a preços reduzidos surpreendendo os campistas, e não fosse o clima o maior inimigo, teríamos sem dúvida uma acentuada melhoria na zona de acampamento em relação ao ano passado!

Para quem não conhece o Minho e esta zona em especial e vem desprevenido acampar, sofre as consequências do desconforto e terá de ser 'de aço' para aguentar todo o evento. 
Infelizmente para nós que também acampámos, foi um fim de semana que  testou a nossa resistência mesmo tendo equipamento adequado!
Lyfordeath foto by Davi Cruz, Metal em Portugal
Após vencida a guerra contra a meteorologia, com tenda montada e pago o estacionamento protegido depois de entrar no recinto do camping (?), fomos visitar o espaço do evento e depois preparar para os concertos anunciados para o dia.
Exauridos e após a refeição cozinhada no camping aconchegar-nos e a reforçar as energias, conseguimos assistir ao concerto de Lyfordeath a banda escolhida para fazer a abertura de um dos 3 palcos existentes no evento, o de entrada grátis o Palco Estrella Galicia.

A banda apresentou-se com o seu novo trabalho Nullius in Verba de uma forma interessante, abriam os temas de costas para o público e com intros harmonizadas com sons que anunciávam músicas poderosas e cheias de mensagens que segundo o guitarrista, Carlos Moreira 'questionam a nossa existência e possuem poemas que nos remetem ás questões de identidade e propósito'.

Não fossem as falhas de som em vários momentos do concerto este teria sido perfeito mas, mesmo com os técnicos de som distraídos ou sem muita vontade de resolver o que acontecia, a banda não se apercebeu do que se passava e como não desistiram de tocar nem foram avisados de que algo corria mal, continuaram em palco a dar o seu máximo!

Poderemos dizer que se sentiu a força do apoio do público que também não desistiu e não arredou pé aplaudindo, dançando e puxando pela banda entre assobios direccionados à cabine de som e assim, um momento que poderia ser desastroso transformou-se numa clara simbiose entre uma banda e a sua 'família' metaleira. 
Os que não os conheciam foram também contagiados e curiosamente ninguém se ausentou do concerto! 
Foi bonito de se ver a resiliência da 'família metal' num todo e o resultado foi excelente!
Os elementos, todos com formação musical, souberam lidar com todos os precalços do seu concerto com maturidade e não desiludiram com o seu profissionalismo e surpreenderam tudo e todos com música de alta qualidade e temas fortes que serão concerteza muito badalados nos próximos tempos!

Fiquem com o tema da abertura do concerto a intro Igniö / The Day Hell Froze com um vídeo gentilmente cedido por Davi Cruz da Metal em Portugal ao qual agradeço a generosidade por me ajudar a ilustrar este primeiro dia de festival.


Seguiram-se os Humanart e os Soldier com bons concertos e muita dinâmica em palco mas mais uma vez, o som a deixar muito a desejar. Queríamos acreditar que se devia ao facto de ser o início do evento e que este problema iria resolver-se no decorrer do mesmo.
foto by Davi Cruz, Metal em Portugal
Sobem finalmente a palco os WAKO imensamente esperados por muitos fãs do norte que não têm tantas oportunidades como esta de ver ao vivo, uma das melhores bandas da nossa praça!
foto by Davi Cruz, Metal em Portugal
A opinião generalizada é que são uns monstros em palco com uma presença fortíssima e com um frontman, o Nuno Rodrigues, com a energia certa para conquistar qualquer palco nacional ou até mesmo internacional, pois a banda está mais forte que nunca!

Os elementos novos são igualmente companheiros noutros projectos e em palco nota-se a afinidade e alegria que existe entre estes músicos de criarem juntos, o seu som único!
Poderei dizer que foi um dos melhores concertos da noite pela reacção sorridente e energética dos que assistiam!
foto by Davi Cruz, Metal em Portugal
O encerramento da noite coube aos Contradiction, a banda vinda da Alemanha regressou a Portugal e nesta noite de recepção ao campista deu um bom concerto no seu estilo Teutonic Thrash Metal e animou o recinto provocando um headbang geral e danças efusivas á frente do palco, encerrando com alegria o Palco Estrella Gallicia.
A noite adivinhava-se fria e o regresso á tenda foi inevitável. 

A música continuaria no Palco CEVE com um grupo de 3 DJs os Chaotic Therapy composto pelo Dan Besta vocalista dos Sotz', pelo Vitor Ferreira e o Carlos Peralta, contudo pouco depois do inicio do seu set tiveram que finalizar o act mais uma vez devido a problemas técnicos. 

No camping a festa continuou até altas horas da madrugada com os campistas mais animados a aproveitar a noite sem chuva, e assim terminou o primeiro dia (25 de Julho) do Laurus Nobilis.

Dia 0 | Dia 1 | Dia 2 | Dia 3

Texto: Stanana
Fotos e vídeo: Davi Cruz, Metal em Portugal

Veja também: