>

18/12/2019

[Lançamentos] LUMINA: as fotos da Joana M. Carriço agora em livro!

É com grande orgulho da nossa parte que anunciamos o lançamento do livro que resume a carreira fotográfica da nossa Joaninha, grande parte da mesma ao serviço da nossa rádio. Sabe aqui tudo sobre LUMINA, o seu primeiro livro fotográfico.


Apresentado pela Rastilho Letras e a Alma Mater Books, LUMINA é o primeiro livro da fotógrafa Joana Marçal Carriço, será lançado em Janeiro e pode ser já reservado AQUI.

O livro reúne uma selecção de fotografias ao vivo de mais de 50 bandas nacionais e internacionais que passaram pela lente de Joana Marçal Carriço, quer em salas pequenas, quer nos principais auditórios nacionais: MOONSPELL, DARK TRANQUILLITY, THY ANTICHRIST, KARBONSOUL, MASTODON, ABBATH, SEPTICFLESH, MISS LAVA, ROTTING CHRIST, WE ARE KILLING OURSELVES, OBITUARY, FLESHGOD APOCALYPSE, são apenas algumas dessas bandas.
Podem ver aqui um pequeno preview:

ou ver online no issuu AQUI

A nota prévia de LUMINA tem a pena do ilustre Seth Siro Anton, artista gráfico de renome e vocalista da banda Septicflesh. Para o prefácio foram escolhidos António Melão (Cameraman Metálico), considerado o "pai" da fotografia de concertos de metal em Portugal e Pedro Pedra, vocalista da banda de Death Grind "GROG", e no Postfácio podem encontrar também algumas palavras de Nuno Santos, mentor da SFTD Radio.


“[A Joana] tem fotografias de tal forma pujantes, com cores dinâmicas e focadas intensamente na expressão, que somos instantaneamente encaminhados para a principal personalidade e identidade única de cada artista.” - Seth Siro Anton (Septicflesh)

“Ao olhar para as tuas imagens ainda fico impávido não só a apreciar cada pixel mas também a maneira como dás a volta à luz de palco e congelas o momento com o artista na sua melhor posição.” - António Melão (A.K.A. Cameraman Metálico)

“Todos os que já foram fotografados pela Joana Marçal Carriço estão abençoados e agora podem confirmar o que acabei de escrever previamente porque a sua NATUREZA apaixonada e ENERGIA estão retratadas e imortalizadas para o resto da eternidade.” - Pedro Pedra (GROG)


Joana Marçal Carriço nasceu em Lisboa a 11 de Novembro de 1977. Desde cedo manifestou interesse pela fotografia e pela música na sua vertente mais pesada, esta parte influenciada pelo seu primo César Gavaia. Mais tarde decidiu conjugar as duas formas de arte como sua própria expressão artística e tornou-se fotógrafa de espectáculos, de forma completamente autodidacta.

Actualmente é colaboradora da rádio online Songs For The Deaf Radio (SFTD) onde acumula as funções de fotógrafa; para além disso é também autora do programa semanal de maior longevidade da grelha da rádio: "Isto não é o da Joana".

Fora da rádio é também requisitada para trabalhos para promoção de bandas e estende a sua colaboração com media especializados em música e por vários promotores nacionais de concertos.



Veja também: