>

10/01/2020

[Made in Portugal] Stones of Babylon e Vircator fazem dobradinha e apresentam novos álbuns no Sabotage Club

Será esta noite no Sabotage Club em Lisboa que haverá em dose dupla lançamentos de álbuns de duas bandas nacionais. Uma está 'em casa' os Stones of Babylon que vem de Lsboa e outra, os Vircator de Viana do Castelo para darem concertos no estilo doom, spacy metal rock com 'Raging Psych Doom Planet' a não perder!
Nesta era de globalização total aliaram-se, sob o signo da música, dois portugueses e um polaco, na Lisboa do século XXI, cidade eterna, histórica e aberta ao mundo. 
Assim nasceram os Stones Of Babylon que iniciaram a sua senda no último trimestre de 2017, tendo dessas pedradas iniciais sido esculpido o primeiro EP /Demo de 2018 “In Portuguese We Say Padrada”.
O trio formado por Pawel na guitarra, Branco na bateria e Medeiros no baixo, continuaram a apurar a sua musicalidade e essa massa sónica veio a culminar num segundo trabalho gravado durante o ano de 2019 e que surgirá no dealbar de 2020 na forma deste LP de estreia denominado “Hanging Gardens” sob a égide da editora Raging Planet.
Fruto de uma mudança de line up por circunstâncias da vida pessoal, Pawel foi entretanto substituído por Rui Belchior na guitarra, mas o conceito e as ideias permanecem imutáveis exactamente como as pedras da babilónia que lograram permanecer “vivas” até aos nossos dias e com muita história por contar.
Com referências ao passado distante, entre o que perdurou nas areias do tempo, nas pedras da memória e no imaginário do que poderia ter sido, os Stones Of Babylon apresentam no seu primeiro LP 'Hanging Garden' cinco novas esculturas instrumentais, entre texturas arenosas, atmosféricas, numa envolvente de mantras sónicos que invocam melodias do próximo oriente com influências do psicadelismo mais pesado e “doom” ocidental, onde a sua própria originalidade se funde com as inevitáveis influências de megálitos musicais como os Black Sabbath, OM, Sleep, entre outros.
Sem necessidade de cintos de segurança basta ouvir e viajar!


Foi o apelo do rock experimental que reuniu Pedro, Gustavo, Marcelo e Ricardo e nasceu uma nova força cósmica - Vircator. O som deles é um passeio poderoso e emocional que te enleva profundamente à consciência humana, um som equilibrado e por momentos calmos e outros arrebatadores. 
O primeiro álbum dos Vircator At the Voids Edge, lançado em 2016, foi o ponto de partida para sua primeira aventura em turnê européia. O segundo álbum Sar-I-Sang (6, set 2017), foi um grande passo em sua música, alcançando novos fãs em todo o planeta e tocando em Tours e festivais europeus.
Com seu terceiro álbum, 'Arcano', Vircator continuam experimentando instrumentais dramáticos dimensionais, buscando novos sons, emoções e texturas e explorando a polaridade do silêncio e do alto entre a complexidade e a simplicidade, a feiura e a beleza... 
Mas 'Arcano', é mais do que uma busca emocional introspectiva, é inspirado no culto das plantas e na cura espiritual da consciência humana de acordo com os ancestrais. O reconhecimento do poder e da espiritualidade da planta é entorpecido, e os Vircator convidam-te a fazer uma viagem ao passado, onde nossos ancestrais viviam juntos com a mãe terra. 
Com a ajuda do engenheiro / co-produtor Pedro Correia, no Estúdio B, os Vircator conseguiram capturar essa ampla paleta de tons e ampla gama de motivos emocionais em uma poderosa jornada pelos tumultuosos cantos da existência humana.
A nova fórmula do Vircator ainda é um enigma, onde a inspiração vem de fontes estranhas e acaba como remédio para a mente.

Bilhetes à venda na porta, a partir das 22h30.
Segue o evento

Veja também: