>

05/04/2019

[Road report] This City Will Not Fall Down tour: Hochiminh no Porto e Leiria


Na passada sexta feira, dia 29 de Março e sábado, 30 de Março e na sequência do lançamento do seu último EP, o ASHES, os Hochiminh rumaram a norte, para levar ao Porto e Leiria o seu som. 
A SFTD Radio foi convidada a assistir e trazer-vos alguns momentos dos mesmos.
No Porto foram recebidos no Metal Point para um concerto mais intimista, dado que se faziam acompanhar pelos Allamedah e pelos Buried Alive e o tempo não permitiu muitas extravagâncias em palco.
Começou-se com Allamedah, vindos das Caldas da Rainha, com o seu metal mais progressivo (irão também tocar no Comendatio Music Fest, em Junho, em Tomar).
Apresentaram quatro temas, da qual destaco “Open Field”, esta com uma sonoridade muito futurística.  Coesos em palco, deram um excelente espetáculo.  
Foram seguidos por Buried Alive, que dispensaram apresentações, visto serem prata da casa, e aproveitaram para nos tocar o seu álbum “Exploding Ashes”.
Sendo já veteranos nestas andanças, usaram o tempo designado para tocar e encantar, com o carisma próprio dos portuenses. 
Tempo então para a entrada em palco dos Hochiminh que começaram por aquecer o ambiente com o tema “I Am”.  Fizeram a apresentação do ASHES, tendo tocado todas as suas 4 faixas.
 
Mais uma vez esta malta do Alentejo provou que são tudo menos lentos.  Desde subir a colunas, ao som pesado, à prestação vocal e instrumental, todo o tempo passado em palco foi excelente e encerrou-se a noite com a já tão famosa "Alive".

Dia seguinte, 30 de Março, ida para Leiria, recepção pelo dono do Texas Bar, montagem de material e soundcheck.


A banda convidada para o concerto foram os EYZE, originários de Pombal, categorizados no reino do doom metal atmosférico.  Apresentaram-nos temas do seu último trabalho, entre elas a “Agnvs Rising”, malha bem forte e ressonante.
Em palco são bastantes enérgicos comparativamente a outras bandas de doom metal que temos visto tocar ao vivo. Pode-se dizer que o riff final da “Haze of Doom” (conforme indicado pela banda) foi o fecho nesta prestação que surpreendeu.
Tempo para entrada em palco dos Hochiminh. Apesar do concerto do dia anterior e uma viagem longa pelo meio, estes homens entraram em palco prontos para darem uma prestação de fazer inveja a muitos jovens. Uma breve introdução ao público e começaram por sonoridades do EP 'Shout It Out'. 
Uma prestação bestial, de fazer encher o olho e abanar a cabeça. Ponto alto como de costume na cover dos Depeche Mode, "Enjoy The Silente". Várias vezes João Ramos, vocalista e “frontman” da banda dirigiu-se ao público, no seu habitual discurso, como forma de interagir com quem vem ver a banda tocar.
Passagem por alguns temas mais antigos, e que muitos no público já conheciam da visita anterior em 2016, tais como “Reload” e a “Way of Retain”. Com o decorrer da noite o público aqueceu e passaram a apresentar o EP ASHES.


Se até aí a noite já era um estrondo, com a passagem a estas novas sonoridades, que são muito mais pesadas, o Texas Bar, mais concretamente as suas paredes, até estremeceram. 
Mais uma vez estes alentejanos provam que em palco são extremamente eficientes e com uma dança instintiva entre eles, representativa de uma equipa que trabalha com o mesmo objectivo. 
 
Nessa noite o diabo andou à solta no Texas Bar. Todos eles, Rosa, Pedro, Aresta e Pina, de uma enorme energia em palco, mas que me perdoem, a estrela da noite foi João Ramos.  Mais forte, do mais sonoramente alto e do mais profundo, atrevo-me a dizer que rugiu (no bom sentido) em todos os temas do ASHES.  Já impressionava, mas com esta prestação arrasou o público, que ficou a pedir por mais um encore ou mais três, ou quatro.

Aceitaram ficar para mais alguns temas e de forma já habitual terminaram com a “Let It Flow”, onde não se quebrou a tradição e houve mosh e pulos, que até elementos da banda foram para o meio do público.

A noite foi dada como terminada e com a promessa de um possível retorno num futuro próximo. Fica a dica que em breve regressarão a Lisboa para um concerto no Sabotage, onde poderão ver ou rever uma prestação em palco que é inesquecível.

Aproveitamos para deixar aqui um brinde em exclusivo: a "Shout it Out" ao vivo no Texas Bar:



Texto e vídeos: Sabena Santos / Sabena Events
Fotos: Davi Cruz (mais fotos abaixo)


Allamedah @ Metal Point











Buried Alive @ Metal Point








Hochiminh @ Metal Point


Veja também: