>

28/04/2019

SWR Barroselas MetalFest Dia 0 - Os Grog vencem a Metal Battle e ganham subida direta aos palcos do Wacken Open Air 2019

Foto by Daniel M Sampaio SWR 2017
No passado dia 25 de Abril, uma data especial, foi mais uma abertura das hostes no grande festival SWR Barroselas MetalFest para a sua 22ª edição.
Viana do Castelo acolhe há mais de 20 anos a romaria ao culto do metal extremo na sua localidade de Barroselas. Por estes dias as ruas enchem-se de vestes negras e muita animação sui generis que faz deste festival um acontecimento único no país.
Decorreu no palco Arena na entrada do recinto, com entrada grátis, a final do concurso de bandas que tinham como prémio a ida ao Wacken Open Air atuar. 
Foto in Electric Hydra FB
 As bandas participantes, algumas já bem conhecidas do nosso panorama musical nacional e outras nem tanto, deram tudo de si em palco e trouxeram os primeiros acordes metálicos dignos da festa, que prometia arrasar mais um ano, com o seu cartaz de aço!

Os Electric Hydra  deambularam entre um hardrock e um doom stoner rock alinhado com os ritmos frenéticos do punk e abriram assim as hostilidades, cheios de vontade e puxando pelo público várias vezes incitando-o á dança.
A banda da Suécia presenteou-nos com um bom show cheio de dinâmica heavy hard rock e conseguiu a aderência do público nos temas mais pesados. Um bom concerto de abertura de portas que nos deixou aguados pelo que vinha a seguir.
Foto in Roädscüm FB
Os Roädscüm foram uma surpresa agradável, uma excelente participação e uma descoberta de músicos virtuosos que integravam a banda que souberam conjugar o rock old school com o punk e o metal e deram um concerto cheio de temas fortíssimos que não deixou a plateia indiferente ao seu Post apocalyptic Metal Punk nem á energia vibrante vinda do palco.

Montaram um belo espetáculo animado e pululante que transpirou para o público animação enchendo a casa com um buburinho e alguns headbangs, mas por fim do concerto já a horde estava totalmente conquistada pelos rifos e solos de guitarra dos super vibrantes guitarristas que deram um belo show de técnica mas também de beleza melódica que diriamos que não cabia neste género, mas que funcionou lindamente.
Uma banda que nos surpreendeu pela positiva e fez uma bela participação nesta grande final. 
Seguramente uma banda a seguir!
Foto in DMS FB
Sobem a palco para mais uma prestação os Diabolical Mental State  e como seria de esperar deram-nos a volta á cabeça com o seu concerto. 
A banda vinda da zona de Lisboa deu o seu máximo na sua prestação a concorrer com o seu Crossover Groovy Metal Thrash e logo após uns ajustes de som iniciais, o público saltou para o pit frenético e vimos o primeiro mini wall of death/circle pit da noite, com a sala já ao rubro!
Uma banda consistente no seu estilo apresentando o seu novo trabalho e arrasaram com o tema, do qual também lançaram recentemente um vídeo, o Home Invasion e assim conquistaram inquestionávelmente mais um festival histórico no país. Estiveram sem dúvida á altura das espectativas e foi um excelente momento musical vivido na Arena.

Seguiram-se os Grog, a razão principal pela qual nos encaminhamos pela 5a vez á romaria metal do ano.
A banda de Lisboa já cá anda há quase tantos anos como os de existência deste festival em Barroselas no distrito de Viana do Castelo e foi um privilégio assistir ao seu regresso e ao seu concerto nesta grande casa cheia de família amistosa e receptiva ao seu estilo de rock grindcore.
Foram logo de imediato muito bem recebidos em euforia e moshpit e o ambiente explodiu assim que o vocalista Pedro soltou os seus primeiros versos do Dawn of The Living Dead e a música 'barulhenta' entrou na sala como um flash provocando sorrisos de satisfação na presente audiência.

Foi absolutamente e literalmente impossível resistir ao headbang e á loucura que saía do palco e a banda cumpriu de forma exímia o que lhes era pedido, dar-nos um concerto épico!

Foi merecida a vitória do W:O:A Metal Battle Portugal e a banda cumprirá o sonho de tocar nos palcos do Wacken Open Air 2019, este agrupamento de músicos excelentes tem vindo a conquistar cada vez mais seguidores e poderemos dizer que consolidaram com este prémio mais um marco na sua longa carreira. 
Queremos parabenizar a banda e desejar a continuação de muitos sucessos!

Subiriam ao palco os Sacred Sin de seguida, também uma banda old school, mas cancelaram o concerto e foram substituídos contudo nós fechamos a noite, sem assistir ao concerto mas de coração cheio por poder a poucos kilometros de casa assistir a tão bons concertos e visitar mais um ano a Irmandade do Aço.

A noite trazia chuva intensa por momentos intermitentes mas com as visiveis melhoras no zona do acampamento pudemos verificar que havia muitas tendas já montadas que fazia adivinhar um fim de semana em cheio que acabou por regalar os campistas também com sol e calor.

Esperamos para o ano de 2020 novas datas em breve e contamos Passarmo-nos ao Aço mais uma vez!
Vais faltar!?

Veja também: