>

27/04/2019

[Report] IBERIA apresentam a reedição de Much Higher Than a Hope, com AFFÄIRE


Numa quinta feira cinzenta e a ser comemorado o Dia da Liberdade, os Iberia rumaram ao RCA Club,em Lisboa, para um concerto de apresentação ao vivo do álbum "Much Higher Than A Hope"+"Ellipsis"de Edição Platinum, pela mão da Rastilho Records

Este evento teve como convidados especiais os AFFÄIRE, que também apresentaram o seu novo álbum "Less Ain't More", que foi lançado no passado dia 19 de Abril, através da Perry Records

Uma noite que se previa animada visto estarmos em presença de duas bandas com uma sonoridade entre o hard rock e o heavy metal do mais puro que se faz em Portugal. 

As hostilidades começaram assim que os AFFAIRE entraram em palco. Com uma energia pujante fizeram-nos a apresentação de vários temas deste seu mais recente trabalho. Miguel Freitas, ou se quiserem chamar pelo “stage name”, Dizzy Dice Mike, o vocalista, mostrou que os seus dotes vocais não ficam atrás de muitos cantores de certas bandas grandes estrangeiras. 


Não perdeu a oportunidade de saltar e dançar pelo palco, contagiando-nos a todos. Tem um alcance vocal brutal. Este novo álbum está recheado de temas fortes e sonoramente poderosos. 
Também nos brindaram, durante o seu reportório, com temas mais antigos tais como “All Messed Up”, de “Neon Gods” de 2017, onde o guitarrista Rick Rivotti fez um brilharete num solo espectacular. Bom, digamos, fez brilharete em todos os solos. 
Passaram ainda pelos temas “Devil’s Cross” e “Cash 4 Flesh” do álbum “At First Sight” de 2016. Para terminar, trouxeram-nos o “Born Too Late”, da edição especial que tiveram em Vynil de 45 RPM de 2011 e um tema sempre actual. 

Os AFFAIRE demonstram que ainda têm muita vitalidade e que certamente contaremos com muitos mais espectáculos da parte deles. Uma hora bem passada de puro hard rock nacional. Fica prometida nova visita num próximo evento.

Após pequena pausa, para troca de palco entre bandas, entraram em cena os Iberia. Ah, sim, sente-se logo a presença deles, visto que ocupam o palco por inteiro com os seus seis membros. Grandes é a palavra de ordem. 
Começaram logo a debitar puro heavy metal, do melhor que se faz cá por Portugal, com o tema “Sanctuary of Dreams” do agora relançado “Much Higher Than a Hope”, não desapontando o público que, por esta altura, já estava pronto para mais do que uma hora de puro prazer sonoro.

Hugo Soares, nunca esmorecendo a sua voz, mostrou que está em plena forma vocal e brilhou com os seus agudos e as suas notas mais longas.


 Neste desfile de temas, onde alinharam todos os temas do discos, temos que falar de “The End of Days” que, só mesmo vendo ao vivo é que se entende o poder que esta música tem. Uma lírica linda, um baixo poderoso, riffs instrumentais de nos envolver e aquele solo de guitarra…. Ah, palavras para quê? Jorge Sousa, guitarrista dos infernos e com uns dedos mágicos que nos brinda com solos de derreter qualquer um. 
De referir que passaram pelo tema “How I Miss You”, uma sonoridade mais terna e que toca profundamente em alguns dos seus fãs presentes no concerto. O público mostrou-se muito receptivo, assobiando e dando “Yeahs”, em várias alturas durante o espectáculo. 
Terminaram a apresentação do álbum com “God's Euphoria", onde contaram com a participação de Cristina Lopes, para recrear as vozes gravadas no CD, fechado a "primeira parte" com “Poisoned”.

De seguida percorreram alguns dos temas clássicos da banda, com participações especiais nos temas “Angel” e “No Pride”. Miguel Freitas (antigo vocalista da banda, agora nos Affäire) subiu ao palco para acompanhar novamente os Iberia. E que participação! Mereceu imenso aplausos no final.

Para o final tocaram “Hollywood”, tema que ressoou pela sala de uma forma especial pois que, como forma de comemorar 33 anos de vida na estrada, de discos e afins, por cima do palco passaram várias imagens de notícias, bilhetes, cartazes, capas de discos e outras recordações da banda. 
Uma forma emocional de terminar uma noite pautada por muito “hard’n’heavy rock metal“ do bom e, parafraseando alguém… “o que é Nacional é bom e está cada vez melhor”. 
Está vivo e sim, recomenda-se profundamente e que venham mais noites boas como esta.

Fotos: Nuno Santos (todas as fotos AQUI)
Texto: Sabena Costa

Veja também: