>

08/05/2019

[Report] ANGELUS APATRIDA e REVOLUTION WITHIN no MusicBox Lisboa

No passado sábado, 4 de Maio, houve festa rija no MUSICBOX LISBOA com os lisboetas a receberem a segunda data dos concertos de Revolution Within com os espanhóis Angelus Apatrida.


Não foi a primeira vez que estas bandas se juntaram em palco tendo havido já duas datas o ano passado por terras castelhanas ( Barcelona e Valência) onde também foram bastante bem recebidas. Para além do visível companheirismo existente é sem dúvida uma formula que funciona!

O concerto iniciou por volta das 21:40h ainda com parco público causado pelo habitual constrangimento de estacionamento local.
Apesar da mudança de formação, com a mais recente entrada de Loki, (guitarrista também de The Ransack ), Revolution Within (que comemorou o seu décimo quarto ano de existência no mês passado), apresentou-se com a mesma energia e solidez a que sempre nos habituou.

Rapidamente o thrash tomou conta de todos os presentes com a banda a debitar temas como "Silence", "Without Recognition" ou " Revenge Now" pondo assim o público a mexer. Em menos de nada o espaço estava completo e bastante animado.

"Pull The Trigger" foi a catarse com Marco Fresco de Tales for The Unspoken e Diogo Pardal de One Step to Fall a subirem ao palco fazendo assim companhia vocal ao Raça neste tema. Este aproveitou o apoio e desceu por uns momentos para fazer "uma perninha" no circle pit.

E de repente o tempo voou e nos despedimos desta fantástica banda com "Stand Tall", aguardando o seu retorno rápido à cidade alfacinha.


Com ainda maiores saudades estávamos, sem dúvida, de Angelus Apatrida que não nos visitavam desde 19 de Maio de 2017 aquando do MMF Sessions no Rca Club e a 20 de Maio 2017 no Mosher Fest.

E que bom foi ouvi-los! A desculpa foi a promoção do seu ultimo álbum “Cabaret De La Guillotine”, lançado exactamente há um ano atrás, (04 de Maio de 2018), mas a realidade é que nem a banda, nem nós precisamos de qualquer desculpa para a sua presença em terras lusas. 
Angelus Apatrida foi sempre muito acarinhada pelo público português e pelos seus pares e a cumplicidade levou a quem em 2015 optassem por gravar o seu quinto álbum “Hidden Evolution” em Portugal, na Ultrasound Studios com produção de Daniel Cardoso, facto que referiram. A provar não faltou uma palavra de agradecimento a Switchtense e ao Ricardo Dias ( For The Glory ) pelo auxilio na selecção do espaço em Lisboa para este evento.
Ao contrário do que poderíamos esperar, esta actuação não se focou apenas no ultimo álbum. A banda fez uma pequena viagem também por "Give 'Em War", "The Call"e"Hidden Evolution" apesar do restante reportório ter assentado em “Cabaret De La Guillotine” com os temas "Sharpen the Guillotine", "One of Us","The Hum", "Downfall of the Nation" e "Farewell" que segundo a banda foi tocada provavelmente pela primeira e a ultima vez em Lisboa. 

Esta é mais uma daquelas bandas que não desilude: fortes, brutos e coesos! A atuação foi marcada por muito movimento e alegria e em que é impossível esconder a empatia existente entre banda e público que participou até ao último acorde, cúmplice de Guillermo Izquierdo que se mostrou como sempre bem-disposto e comunicativo. 

Também pudemos constatar ao vivo e a cores que a questão de saúde que levou Víctor Valera a ser substituído em alguns concertos no ano anterior não prejudicou de forma alguma a sua prestação e que este continua a ser um excelente baterista.
Dizem as "boas línguas" que se tudo correr bem estarão de volta no final do Verão. E nós cá vos esperamos com o mesmo entusiasmo de sempre.



In thrash we trust!

Texto: Margarida Salgado
Fotos: Nuno Santos (TODAS AS FOTOS AQUI)

Veja também: