A qualidade e a carreira de uma banda não se mede aos palmos, ou seja, uma banda com mais de 25 anos de existência não se pode considerar ultrapassada ou fora de moda.
GROG é a prova disso, mantendo-se como uma das melhores bandas do underground nacional e fiel ao seu grind-death metal e que tem vindo o longo dos anos, a surpreender o seu público em cada lançamento discográfico.
Quase seis anos depois do lançamento de Scooping The Cranial Insides, eis que os GROG regressam com todo o seu know-how e excelência musical, para nos apresentar o seu novo trabalho, Ablutionary Rituals.
O álbum com catorze temas, pretende demonstrar a capacidade da banda de criar e elevar a música aos seus limites extremos marcando a sua indiscutível posição, como uma das melhores do panorama grind e death metal português.
Cada música arrasa-nos com a normal perspectiva da realidade num ciclo de renovação e brutalidade, de uma maneira incisiva e peculiar. A comum brutalidade do death aliado ao grind patológico, não facilita a audição, mas quem tem os sentidos apurados eleva-se em cada tema, descobrindo-se numa complexa e distorcida dimensão entre a realidade e a ficção.
Assim, as regras perdem o seu sentido e a condição humana serve o infinito e Ablutionary Rituals, reflecte isso na perfeição.
Então, melhor do que descrever o seu opus ou cair na tentação de compará-lo aos lançamentos anteriores da banda, o conselho é, deixarem-se desafiar pelo Pedro Pedra, o Ivo Martins, o Rolando Barros e o Alexandre Ribeiro a ter a audácia de submeterem-se a estes quarenta minutos de música e a esta experiência única, para no fim sobreviverem e sentirem-se abençoados por fazer parte desta cósmica limpeza sónica!
O alinhamento das músicas, deste trabalho, que foi editado pela MURDER RECORDS e distribuído pela HELLDPROD RECORDS, é o seguinte:
1.Revelation - Open Wound
2.Uterine Casket
3.Savagery
4.Sterile Hermaphrodite
5.Sarco-Eso-Phagus
6.Vortex of Bowelism
7.Cardiaxe
8.A Scalpel Affair
9.Gore Genome
10.Gut Throne
11....of Leeches, Vultures and Zombies
12.Flesh Beating Continuum
13.From Disease to Decease
14.Katharsis - The Cortex of Doom and the Left Hand Moon que conta com a a particpação de Rui Sidónio dos Bizarra Locomotiva .
O álbum está disponível nas plataformas digitais e podes ouvi-lo aqui;
Esta semana a banda publicou um video "Drum Playthrough" do tema Savagery, onde se pode questionar se Rolando Barros é efectivamente humano:
Relembramos também o vídeo da malha de avanço, Cardiaxe, publicado em Fevereiro:
Relembramos também o vídeo da malha de avanço, Cardiaxe, publicado em Fevereiro: