>

29/05/2015

WEB | Ouve aqui o novo 'Everything Ends', tour de lançamento (com entrevista)

Na semana em que os WEB lançam o novo 'Everything Ends' deixamos aqui um pouco do historial da banda do Porto. Além de nos terem concedido uma entrevista, podem também ouvir abaixo este novo trabalho, e saber onde os encontrar na Tour de lançamento do novo disco:

Em Outubro de 1986 nascia a banda WEB!
Um projecto iniciado por um par de roadies da banda Tarantula, surgiu da necessidade de criar algo onde pudessem exteriorizar a sua paixão pelo todo poderoso Heavy Metal!
Assim, David Duarte e Victor Matos uniram esforços para reunir elementos que facilitassem a busca por uma sonoridade própria.
Atendendo à época, a abundância de pessoas interessadas em projectos de heavy metal era uma miragem e as dificuldades em consolidar uma formação foram-se notando através de sucessivas entradas e saídas de elementos.
Este cenário foi sendo agravado por situações tão diversas como o S.M.O.(Serviço Militar Obrigatório) e como a doença grave do vocalista David Duarte que levaria ao seu abandono prematuro da banda, da música e, posteriormente da nossa presença.
Sempre com grandes espírito empreendedor, Victor Matos já reunido com Fernando Martins desde 1994, procuram renovar a banda de modo a continuar o percurso até então alcançado. 
Desde Outubro de 1997 com a entrada de Pedro Soares, a banda viveu tempos de estabilidade na formação sendo a última alteração a entrada de Filipe Ferreira para a guitarra solo em 2005, compondo assim a formação actual e mais estável da banda até à data.
Acrescenta-se a passagem pelo Vagos Open Air entre muitas actuações em vários circuitos obrigatórios em vários locais por este país fora, mostrando-se uma banda sólida que chegou há muitos anos, mas está cá para ficar com música de excelência!
Dou especial destaque à faixa dividida em duas partes que dá nome ao álbum, 'Everything Ends' part I e II, um trabalho que será para ouvir muitas vezes e se descobrirá sempre um novo pormenor interessante.
ENTREVISTA WEB
Aproveitámos a ocasião para colocar algumas questões à banda, que muito amavelmente nos respondeu prontamente, pela voz do Pedro Soares:

SFTD: Com quase 30 anos de existência, o que vos motiva a manter a chama acesa dos Web?
Pedro / Web: 2 grandes focos de motivação: a nossa amizade e a satisfação que todo o processo de composição, gravação, ensaios e concertos traz às nossas vidas!

SFTD: Inicialmente depararam-se com entradas e saídas de elementos, estava difícil a consolidação da formação da banda…Como foi ultrapassar esse processo?
Pedro / Web: Se ainda hoje continua a ser difícil dedicar tempo de qualidade à banda, nos primeiros anos de existência muito mais pois as condições eram mais adversas!

SFTD: Vendo a vossa caminhada, entre 1986 e os dias de hoje, que comparações sentem entre os públicos? E o mundo da música em geral?
Pedro / Web: A maior diferença é a idade do público! Hoje temos muita gente nos concertos que não era nascida quando os Web começaram a rodar! Comparativamente é a energia que a música permite canalizar para grandes noites de festa com família, amigos e muita loucura!!!

SFTD: Lançado agora o terceiro álbum “Everything Ends” o que podemos esperar?
Pedro / Web: Muita promoção via redes sociais, imprensa e, acima de tudo, uma tour nacional de 10 datas de rajada para dar a conhecer o álbum!

SFTD: Gostariamos também de saber as vossas expectativas assim como planos que nos possam desvendar.
Pedro / Web: os planos mais imediatos passam por saborear o álbum que foi resultado de muita dedicação e esforço! De seguida continuar a promoção com concertos e começar já a preparar o próximo trabalho! Everything Ends mas para os Web ainda não é desta! Stay metal!


Alinhamento

O disco está entretanto disponível para audição no BandCamp da banda. Podes ouvir aqui:



A banda está em digressão nacional a promover este novo trabalho: arrancaram na semana passada no Porto e seguem para Paços de Ferreira (29 de Maio), Moita (30 de Maio) e com muitas mais datas em Junho, de acordo com o seguinte cartaz:

Estejam atentos pois teremos por aqui mais novidades em breve sobre esta banda old school mais updated que temos por cá!

Entrevista por: Inês Matos
Texto: Stanana

Veja também: