>

23/10/2023

[Report]Os ALLAMEDAH brindaram o evento Moto Rock da Paz com a Fadista convidada Valéria Carvalho estreando o novo espaço do Rock em Ponte de Lima

No passado dia 20 de Outubro de 2023 fomos assistir ao concerto dos ALLAMEDAH na Casa de Ralha, em Ponte de Lima.

A banda estreou o palco do novo espaço rock, que iam partilhar com os Alcoolémia, mas por razões alheias à organização, estes cancelaram o concerto no último momento.
A meteorologia prevista para os 3 dias do evento Moto Rock da Paz não ajudou e a organização teve de adaptar um outro espaço para realizar os concertos indoors na quinta. 

Tudo estava inicialmente previsto para o espaço exterior com inscrições e acesso ao camping durante o evento,  preparado com bares e palco, pronto para um belo convívio.
Assim, notou-se nesta noite a falta de comparência do público num lugar bem embrenhado na serra minhota que com a chuva, não permitiu às rodas das motas dos clubes de Motards da região convidados, rodarem rumo ao evento.
by Stanana
Mesmo assim fez-se a festa e este concerto de estreia mais intimista, permitiu conhecer melhor a banda, onde está o João Corceiro Guitarrista e também Produtor, o único com formação clássica desta grupo, já bem conhecido do nosso meio, ao acompanhar bandas como os WAKO, Allamedah ou Solstice Rider ao nível internacional, entre outras participações em bandas do nosso mundo underground.
in FB
Nascidos em 2015 mas consolidam-se apenas em 2016 quando gravam o seu primeiro EP Rio, os ALLAMEDAH nunca tiveram uma formação que pudessem chamar de 'fíxa', excepto com o Baterista João Faria e o Vocalista David Bitton Coutinho.
Estes músicos da zona Oeste da Região Centro do país, trazidos à nossa praça pela mão do Daniel Cardoso, que nunca nos deixa ficar mal nas suas escolhas, é um grupo essencialmente de autodidatas, tecnicistas e com uma criatividade imensa mas uma dinâmica existêncial, eu direi muito peculiar, pois quase nunca podemos adivinhar quem irá estar com eles em palco e/ou a participar nas suas gravações.

Desde sempre foi o seu propósito, de 'poder partilhar palco e criatividade com outros músicos, trocando experiências e ideias enriquecendo o reportório envolvendo o metal com outros mundos musicais. É uma parte essencial neste projecto, tentamos assim com outros inputs e outras linguagens musicais, fazer chegar a nossa mensagem o mais longe possivel', segundo nos confessou o Vocalista.
O David e o João são o núcleo duro do projecto, por terem sido os fundadores da ideia nos pátios da Faculdade na Alameda em Lisboa, daí surgindo também o seu nome, que facilita a pronunciação caso alguém tivesse dúvidas, ALLAMEDAH.

Com pouco público presente mas muita alegria os simpáticos músicos deram o seu 'tudo' num concerto intimista mas cheio de energia e surpresas.
Estava alinhado a participação da Fadista Valéria Carvalho como convidada especialmente para este Moto Rock da Paz, mas não podíamos adivinhar o que iria acontecer a seguir.
A Casa de Ralha é uma quinta de eventos Turísticos e Culturais em Ponte de Lima no lugar do Freixo, um lugar paradisíaco e bem equipado, embrenhado na serra minhota do distrito de Viana do Castelo. 
O objectivo deste grupo de parceiros e a Casa de Ralha, com todas as ofertas incríveis que o espaço oferece, é de criar no distrito um espaço aberto a todo o tipo de eventos, sejam eles, turísticos, artísticos ou gastronómicos, oferecendo assim mais um espaço indoors e outdoors com todas as comodidades para a música tocada ao vivo, à bela Vila de Ponte de Lima. Este local acolhe assim sem distinção, qualquer estilo artístico ou ideia cultural a partilhar com a comunidade, no ambito da Paz Social.
Assim, nasce o movimento Rota do Rock, que durante um fim de semana convidou os seus parceiros, entre os quais os Clubes Motards do Alto Minho, a participar no evento e levar a cabo a missão criada pela Rede Port TV de promover mais movimento cultural acessível a todos. com um propósito muito particular e tão necessário nos nossos dias, de conviver em Paz e Harmonia tentando estímular a Coesão Social. 
Surge assim também um novo canal de informação e divulgação de Cultura, Turismo e Responsabilidade Social na região. 
in FB
Na minha modesta opinião o Fado Rock, se assim lhe podemos chamar, é quase como se fosse um 'género' efémero, é como que se não colasse ao ouvido do público português, por muitos exemplos gravados ao longo dos anos por várias bandas e tentativas de excelentes músicos, como o Ricardo Gordo, um dos que também faz parte deste projecto e participa no tema que dá o nome ao EP Alma e que soube bem envolver o seu estilo, no reportório de ALLAMEDAH.

No entanto, é agradável ver in loco, que há quem não desista como este novo talento, a Fadista Valéria Carvalho, agora também do Rock, que afundou-nos a alma ao soltar o seu vozeirão ao acompanhar o vocalista David também com uma bela voz trinada, nos temas Glória Antiga, Velhos Novos e Algema.
Ora vejam o vídeo de Algema no YTube!
Além dos arrepios provocados pelos riffs e solos de guitarra de João Corceiro, pela bateria pesadíssima do João Faria acompanhada pelo groove do Baixista Hugo Capelo apoiando também como a 2ª voz os cantores principais, ora o David  ora com a poderosíssima Valéria, assim que soltaram as suas vozes e tocaram os primeiros sons mais pesados, entramos logo num frenético headbang em êxtase logo no primeiro tema  Particles cantado em Inglês, e durante todo o concerto  com um groovy feeling tão nosso e do mundo! 
Foi fácil identificarmo-nos com cada tema que tocavam, ora em português ora em inglês, e apesar de todas as pequenezes técnicas e a falta de público foi um excelente concerto!

A boa disposição e parceria desta banda ecléctica transpirou para o público durante o concerto e com muita facilidade captaram a nossa alegre atenção durante o setlist  dos 12, entre 14  temas preparados, para a noite. 
Os simpáticos membros são de sorriso fácil e mesmo sendo altamente profissionais, não se acanham de provocar risos e comunicar com os presentes e criaram assim, um ambiente divertido durante todo concerto com música de rasgar a alma ora com riffs e batidas poderosas ora com suaves acordes de guitarra portuguesa e sons space ambience misturados.

Parece que o humor e diversão, é também uma assinatura do conjunto que até mesmo nas suas promoções nas redes socias, fazem pequenos sketches humorísticos com uma certa sátira provocando gargalhadas a quem as visita. Esta alegre sátira é usada no tema Desvanescente sobre exactamente as redes sociais e também na criação dos seus vídeos, que fomos vendo algumas imagens projectadas no ecrã durante o show.
Podem ver o tema retirado do seu canal YTube aqui
O EP Alma foi sendo gravado e depois lançado no dia 8 de Setembro de 2023 pela alemã  Uprising Records e nas várias plataformas digitais paulatinamente, foram sendo lançados single a single e já contam com mais de 100 mil audições em alguns dos temas do EP no Spotify
Também já com alguns milhares de seguidores em todo o mundo nestas mesmas plataformas, espera-se que esta banda com o seu som bem elaborado e original, tenha bastante sucesso nos próximos tempos.
A banda, à semelhança de muitas bandas bem conhecidas, colocou um pedido no GoFundMe apelando à contribuição dos interessados para a produção e gravação e eventual formato físico, para que possam aceder e arquivar nas vossas discotecas pessoais, esta maravilha do som metal progressivo e alternativo nacional, cheio de músicos surpreendentes com várias participações interessantes e vozes de fazer tremer o peito, é um must nessa vossa lista! Basta seguirem o link!

Os ALLAMEDAH ainda têm alguns concertos marcados em Portugal até ao final do ano para divulgar o seu trabalho, estando com a agenda ainda com muitas datas em aberto também para o próximo ano de 2024, por isso atenção aos organizadores e promotores de eventos pois está aqui, na nossa opinião, uma banda de excelência!

Podem seguí-los nas redes sociais e ouvi-los nas plataformas habituais.
Em breve rodará a sua música nas nossas playlists e falaremos mais noutro momento e em exclusivo sobre este novo EP Alma dos ALLAMEDAH.
Fiquem atentos!
Stanana
Sigam a banda nas suas redes sociais:
dos
ALLAMEDAH


Veja também: