>

12/02/2019

[Report] IBERIA celebram aniversário na Baixa da Banheira, relançando o último trabalho

Os IBERIA decidiram celebrar os 32 anos de existência com um concerto muito especial, que decorreu no passado sábado, 1 de fevereiro, no auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira. 
O aniversário foi também a ocasião escolhida para a apresentação da nova edição do álbum Much Higher than a Hope, pela Rastilho Records, com o CD bónus Ellipsis.
Com a sala lotadíssima, a banda recebeu admiradores, amigos e familiares, em ambiente muito simpático e animado. O público assistiu, confortavelmente sentado, a um concerto com características particulares, composto por duas partes bem distintas: a primeira, em formato acústico e a segunda, bem mais enérgica, na qual pudemos ouvir o som a que os IBERIA já nos habituaram ao longo de mais de três décadas, enriquecido ainda pela presença de vários convidados especiais e, até, inesperados.



O ambiente intimista e emotivo da primeira parte foi propício à proximidade com o público, facilitada pelo à vontade e simpatia que emanam dos elementos da banda. Foi também uma oportunidade para ouvir alguns temas em formato acústico. Destacamos precisamente o primeiro tema, Sanctuary of Dreams, uma das nossas preferidas do álbum Much Higher than a Hope, cuja melodia envolveu rapidamente os presentes.


A banda apresentou-se, para esta primeira parte, com 7 elementos em palco, incluindo o recente teclista Rui Gonçalves, e o percussionista Ricardo Reis. Sempre bem acompanhados pelos aplausos do público, quer no fim, quer durante as atuações, os IBERIA fizeram desfilar temas bem conhecidos, como All night flying, She Devil,  ou um medley que sobrevoou a discografia mais antiga, composto por Deep cuts the knife, Heroes of the wasteland, Lady in black, Children of the world e Warriors, dos álbuns Ibéria (1988)  e Heroes of the wasted land (1990).



Agradeceram ao público os 32 anos de carreira e o carinho demonstrado por todos, ao encherem a sala do auditório até à lotação esgotada. Finalizaram esta primeira parte com a interpretação de Poisened, do álbum Much Higher than a Hope, sob uma chuva de aplausos.

Estava ainda muito por vir, como pudemos constatar logo a seguir. Após algumas mudanças e deslocações rápidas no palco, o vocalista Hugo Soares anunciou a transição que já esperávamos: a distorção da guitarra de Jorge Sousa fez-se sentir e ditou as regras daí em diante. Foi assim que soaram os primeiros acordes de Chains of Tears a iniciar uma segunda parte cheia de surpresas. 

Seguidamente, os refrões de Much Higher than a Hope e de The end of Days, facilmente acompanhados por todos, entoaram pela sala do auditório.


 Passámos a relembrar uma fase mais distante da banda, entre 1993 e 1995, com temas em português, da qual foram protagonistas Miguel Ângelo, Pedro Torrão, Toninho e Vítor Brás, convidados especiais desta noite. Tocaram (sem ensaio!) o tema Quero e comprovou-se que a “velha guarda” esteve à altura do desafio.

Depois deste regresso ao passado, Hugo Soares entrou em palco com a personificação do futuro pela mão: a pequena Maria, a fã mais nova dos IBERIA, participou na interpretação do tema I miss you, cantando o refrão como gente grande, muito bem acompanhada pelos violinos de Raquel e Eurico e pelo violoncelo de Valter Freitas, também convidados especiais.
Permaneceu Valter Freitas e entrou Cristina Lopes (coros) para participarem na excelente interpretação de God’s Euphoria. Adorámos as movimentações em palco, as interações entre todos os elementos e o acompanhamento brilhante do violoncelo, numa surpreendente harmonia com o peso do hard rock. Voltámos a visitar o passado, desta vez com a presença de Miguel Freitas, ex-vocalista dos IBERIA, para a interpretação de Angel, em parceria com Hugo Soares



Também Miguel Ângelo voltou ao palco para relembrar No pride, o tema que fez dos IBERIA a primeira banda rock a tocar na BBC e que foi nesta noite acompanhado pelo público, com a ajuda da projeção do refrão. Outros amigos convidados se seguiram, tais como João Alexandre, para interpretar Unfaithfull guitars, em mais um momento de grande festa.


O espetáculo terminou com os elementos das formações anteriores da banda reunidos no palco, a cantar o tema Hollywwod, com o público já de pé e a acompanhar o bem conhecido refrão.

Felicitamos também a banda pelo seu já longo percurso e também pela excelente festa em que tivemos o privilégio de estar presente.


Texto: Sónia Sanches
Fotos: Hugo Rebelo, a quem agradecemos a gentil cedência para esta report. Podem encontrar todas na página Hugo Rebelo Fine Art Photography

Veja também: