>

17/12/2021

[Report] SOEN + Oceanhoarse & Lizzard @ Lisboa ao Vivo

Após o nosso maior (e único) interregno, voltamos 22 meses depois às reportagens de concertos. Fica a saber como foi a extraordinária noite dos SOEN em Lisboa, no dia 2 de Dezembro, pela pena de Mário Rui Vasconcelos e pela lente da Joana Marçal Carriço:

Tínhamos como referência o concerto da noite anterior no Porto (Hard Club) que teve a lotação esgotada e, claro, todas as passagens dos SOEN por Portugal que por si só torna este artigo um riterar de opinião acerca dos SOEN. Creio que as terras lusas farão sempre parte do itinerário da banda, nas suas tours. Nas poucas oportunidades que houveram para lançar algumas perguntas a Joel Ekelöf, este confessou que o concerto dado no Porto foi fantástico e emocionante, mas que vir atuar a Lisboa é sempre uma satisfação e emoção enormes. “...para além daquele momento do concerto que temos todas as atenções voltadas para nós, Lisboa tem tudo o que nos faz querer sempre voltar...”.


O novo espaço LAV (Lisboa Ao Vivo) não esgotou, tal como aconteceu no Hard Club mas teve uma moldura humana bastante atrativa. Dadas as condicionantes e circunstâncias atuais, até que foi bom podermos estar num espaço arejado onde dava para manter algum distanciamento entre as pessoas.


Às 21h sobem ao palco os finlandeses OCEANHOARSE. Formada em 2016 esta banda da nova vaga do heavy metal conta com um álbum de estúdio, lançado em Agosto deste ano, um álbum ao vivo e um EP. A somar, trazem na bagagem uma boa experiência de concertos como banda de suporte e também em nome próprio. Embora desconhecida para a maior parte do público português a banda conta com rostos familiares no metal finlandês.

Entre a banda e público havia muita energia reprimida pela ausência dos palcos e plateias há praticamente dois anos... era preciso soltar toda essa energia. E foi o que aconteceu com uma setlist de 10 temas com que nos brindaram, entre estas o ‘Bark at the moon’ (cover de Ozzy Osbourne).


No final, as opiniões repartiam-se entre “agradável surpresa, preciso de ouvir mais, gostei muito...”. Queremos, pois, que os OCEANHOARSE saibam que conquistaram o público tuga.


No intervalo, era o momento de rever os amigos e rostos conhecidos, ida ao bar para uma fresquinha ou ainda uma visita ao espaço do merchandising. A mim, sabia muito, mas muito bem mesmo, sentir aquela atmosfera (de um retomar à normalidade de outrora).

Os franceses Lizzard foram para mim uma muito agradável surpresa. Os três membros da banda, Katy Elwell na bateria, William Knox no baixo e Mathieu Ricou na voz e guitarra vieram com um espírito fluido, cativante e luminoso, que se revelou viciante todo o tempo que tocaram. E que oferta de boa música este trio nos deu. Com maior incidência no seu último álbum “Eroded” editado em Fevereiro deste ano, podemos ainda assim ouvir temas dos trabalhos anteriores.


Não há falhas, a quantidade certa de refrões e os arranjos concisos trouxeram uma grande vitalidade para as músicas bem feitas em 'The Decline' e particularmente em 'Haywire' e ‘Vigilent’ com as suas três guitarras sobrepostas e os riffs que se sucediam, cada um mais criativo do que o outro.


Mathieu divertia-se e interagia com o público que lhe respondia tão bem que o surpreendia (nunca tocou em Portugal está visto :D ). 


*Vale bem a pena conhecer o trabalho desta malta...

A banda sueca de metal progressivo SOEN lançou o seu mais recente trabalho “Imperial” em janeiro deste ano. SOEN é uma daquelas (raras) bandas que lançam álbuns excelentes uns após os outros. "Imperial", vem na sequência do seu quarto álbum altamente aclamado, "Lotus", lançado em fevereiro de 2019. Neste último álbum continuaram a desenvolver e a expandir um som melódico, pesado e complexo, que deixa os fãs e os mais melómanos inebriados com as suas composições.


Ah! O Concerto... 22:40h


*Confesso que esperava nada menos, quanto mais, tão bom como o de 2019 no RCA Club. 


‘Monarch’ é a malha com que rasgam o cenário sobre um jogo de luzes ténues. A presença destes rapazes em palco é tão cativante e poderoso, que é praticamente impossível ficar indiferente às pedradas do Martin Lopez por detrás daquele arsenal da bateria, a impedância do som no baixo e as guitarras afinadas que ora gritam, ora choram... fu*k yeah!


A música de SOEN é simplesmente magnética, com tantas nuances e humores que a envolvem. Os temas que compõem “Imperial” são tão majestosos como qualquer outro que tenham lançado até ao momento e à exceção de ‘Dissident’ e ‘Fortune’ os restantes foram tocados nesta noite.

Arrisco-me a dizer que este concerto é uma imagem espelhada do Lotus Tour 2019. As faixas deste último álbum têm a mesma estrutura e estilo de composição, talvez um pouco mais sombrio, embora tão requintado e belo como o seu antecessor e, é deste que sai a segunda malha da noite ‘Rival’. Que som sublime, os riffs distorcidos sacados pelos guitarristas Cody Lee Ford e Lars Enok Åhlund eram deliciosos. Era apenas o segundo tema deste gig e já o público saltava e cantava em coro.

‘Deceiver’ é mais feroz, mais dinâmico e livre, com um groove que implora por ouvidos refinados e exigentes.


Até ao momento as músicas intercalavam-se entre o “Imperial” e o “Lotus”, mais pareciam tiradas do mesmo álbum. Seguem-se ‘Lunacy’ e ‘Martyrs’ até que (finalmente) do seu álbum debutante “Cognitive” de 2011 oferecem-nos ‘Savia’. Originalmente a banda era formada por nomes monstruosos do metal, o baterista Martin Lopez (ex-OPETH, AMON AMARTH), o baixo Steve DiGiorgio (SADUS, TESTAMENT, DEATH, ICED EARTH), Joel Ekelöf (WILLOWTREE) que não precisa de apresentações e o guitarrista Kim Platbarzdis, ou como quem diz, um supergrupo.

Sentia-me impelido a olhar em redor para sentir a reação do público, percebia a mescla de sensações que os SOEN causavam, quer nos que os viam e ouviam pela primeira vez, quer nos repetentes... um ambiente magnífico e por certo não deixou a banda indiferente às reações do público.


Pesado e grandioso ‘Lumerian’ deu um brilho extraordinário ao espetáculo. O instrumental desta faixa é poderoso. Lars Enok Åhlunddividia-se entre a guitarra, teclas e segundas vozes. Uma repetição deste tema, não me pareceria nada mal. :D É uma música perfeita em todos os aspetos da sua composição.

Se tivessem de fazer um ‘Best of Soen’, esta setlist seria eleita com certeza.


‘Covenant’, ‘Modesty’, ‘River’ e ‘Antagonist’ serão temas que sempre queremos ouvir e teríamos sempre de incluir o belo tema ‘Illusion’ suave, com um solo de guitarra brilhante e aquele mood tranquilo, juntando uma mensagem com um significado maior.


Para os que já tiveram oportunidade de ver e ouvir SOEN ao vivo, sabem que nãos se despediriam, sem nos brindar com um encore. É aqui que podemos escutar outro tema que não do “Lotus” ou “Imperial”.


Entre os temas ‘Lascivious’ e ‘Lotus’, a malha ‘Sectarian’ de “Lykaia” que é mais um soberbo trabalho da banda.


Um feito impressionante de musicalidade e beleza poética, as músicas e desempenho em palco que falam tanto à mente quanto à alma com composições brilhantes, vozes excecionais e letras com profundo significado. 

*Que se mantenham de acordo com estes padrões


Texto: Mário Rui Vasconcelos
Fotos: Joana Marçal Carriço
Agradecimentos: Free Music Events
 

Veja também: