>

26/06/2019

[Report] Noite Demoníaca em Lisboa com Possessed e Burn Damage | 18 Junho 2019


A noite de 18 de Junho, uma terça-feira, tinha tudo para ser perfeita... não fossem alguns percalços que, para quem anda na estrada, sabe bem que acontecem. Tivemos a notícia da avaria do Tourbus dos Possessed que, consequentemente, significou um atraso da banda a chegar a Portugal, assim como a "desistência" dos noruegueses Nordjevel de acompanhar a tour até Lisboa (e Porto). Uma pena, a meu ver, já que tinha bastante curiosidade de os ver ao vivo e a cores. A banda que não perdeu a oportunidade de subir ao palco foram os portugueses Burn Damage, a quem coube a tarefa de aquecer as hostilidades do RCA Club.


Como os metaleiros portugueses já têm vindo a demonstrar ao longo de décadas, não são umas pingas de chuva que os demovem de ir assistir a um concerto... e, muito menos, numa noite em que iriam ver os, considerados, pais do Death Metal a apresentar o álbum novo "Revelations of Oblivion", o mote da Devils Over Europe Tour, assim como a revisitar temas antigos.

Com os devidos ajustamentos de horário, era chegada a hora dos Burn Damage entrarem em acção no palco do RCA Club, já com a plateia completamente cheia, e eles não se fizeram rogados. A turma encabeçada por Inês Freitas já anda a cozinhar músicas novas e tivemos, assim, a oportunidade de ouvir Vortex, a novidade da noite. Esta banda de Lisboa sempre nos habituou a um peso ao vivo que complementa, totalmente, aquilo que ouvimos em CD. No alinhamento não faltou Refugee, Slaughterhouse e o tema do videoclip 4 Little Pigs. Esta actuação poderia até ter sido prolongada, já que havia uma banda a menos em palco, mas o tempo de antena foi o mesmo e terminaram com Total Chaos.

Seguiu-se o tempo de troca de palco e mais algum tempo de espera... demasiado longo para alguns fãs que estavam a ficar desesperados. A verdade é que o atraso provocado pela avaria do tourbus, assim como os cuidados redobrados para Jeff Becerra, que está numa cadeira de rodas há 30 anos, assim o justificava.
Ultrapassados os contratempos, abriu-se um corredor na linha da frente do palco para que Jeff Becerra tivesse acesso ao palco e, coincidiu, claro, com o início do ritual maléfico dos Possessed.

O resto dos membros da banda entram no palco e são logo cumprimentados por um grande alvoroço na plateia, que, diga-se de passagem, não parou um segundo.

Após a introdução Chant of Oblivion, o concerto propriamente dito começou com No More Room In Hell, que imediatamente desencadeia um violento mosh-pit até meio da sala. Jeff Becerra abriu logo um sorriso de orelha a orelha, e que foi contínuo durante a actuação. Claramente gostou da resposta do público português.
Do ponto de vista vocal, o frontman apareceu em excelente forma e reproduziu perfeitamente tanto as músicas novas, como as antigas. Os membros que hoje compõem os Possessed também pareceram bastante unidos: os guitarristas Claudeous Creamer e Daniel Gonzalez com os seus riffs bem rápidos e solos extasiantes, enquanto Emilio Marquez e Robert Cardenas compõem uma secção rítmica impressionante. 

Ainda do novo álbum, destacaram-se os belos Shadowcult e Abandoned que ganham outra dimensão quando ouvidas ao vivo. Mas, sem dúvida, que os temas que desfilaram nesta noite do EP de 1987 "The Eyes of Horror" e do longa duração e simplesmente épico "Seven Churches" de 1985, foram as que causaram a verdadeira explosão no público que os acompanhava a cada letra.
Neste regresso ao passado, não faltou Pentagram, os arrepiantes The Exorcist e Swing of the Axe, a demoníaca Fallen Angel ou a música que deu nome ao estilo musical, Death Metal.

A hora e meia de concerto começava a mostrar que o espectáculo estava prestes a terminar, e foi com Burning In Hell que o adeus estava prestes a acontecer... Mas Jeff queria mais... e o público queria mais.
Depois de um momento a roçar uma birra infantil dos elementos da banda, de quem queria ir para "casa", versus a vontade desmedida de Jeff premiar os portugueses com um tema específico... eis que todos se deixaram convencer pela energia que emanava no RCA Club e o encore da noite foi My Belief! Só para acabar em beleza!

A verdade é que esta noite foi simplesmente épica! Os Burn Damage estiveram no seu melhor e os Possessed... bem, os Possessed mostraram que, mais de trinta anos depois do seu início, estão aqui para as curvas e ainda conseguem lançar um disco bastante relevante! E este evento é, sem dúvida, mais um cromo para acrescentar na nossa caderneta das memórias!

Texto: Sabrine Lázaro
Fotos: Ricardo Branco

TODAS AS FOTOS AQUI:
Possessed + Nodjavell + Burned Damage 2019

Agradecimentos: HellXis Agency

Veja também: