>

23/07/2012

Reportagem Heavenwood + Noctem + Hate in Flesh @ Republica da Musica

 

Era ainda de dia quando chegámos à Republica da Música de Alvalade. Faltava já pouco tempo para a abertura das portas, mas pela quantidade de pessoas que estavam à espera, infelizmente apercebemos-nos de que este evento ia ter uma fraca adesão.

Assim, foi com poucas dezenas de pessoas a assistir que os Lunae Lumen, vindos do Alentejo, começaram a tocar uma versão do genérico da serie televisiva Guerra dos Tronos. Esta introdução até ajudou a atrair alguns indecisos mais curiosos para a frente do palco, mas pouco mais do que isso. Composta por 7 elementos, incluindo uma guitarra portuguesa, a mistura de sons desta banda é interessante, mas todavia notou-se pouca definição, chegando mesmo a haver algumas partes muito confusas ao longo do concerto. Sentiu-se muita vontade mas ficou a faltar um pouco mais de arte e engenho.

A segunda banda a pisar o palco, foram os Inffection. Estes começaram com um bom e seguro instrumental  e foram demonstrando alguma qualidade ao longo do concerto. A voz no entanto, começou muito alta e esteve um pouco aquém do espectável, apesar de sentir-se a entrega por parte do vocalista. Ficámos a saber posteriormente que este foi o primeiro concerto da banda, assim, e apesar da sua “juventude musical”, fizeram um bom trabalho. Terminaram com Against The World With Rage, tema dedicado aos nossos líderes políticos.


Foi chegada a vez do 'power' subir ao palco com os Hate In Flesh. Começaram com um tema novo e conseguiram atrair para a frente do palco os mais acanhados que se encontravam ainda dispersos pelo espaço. Os riffs de guitarra iam-se destacando nitidamente no meio das batidas enérgicas da bateria modeladas com um baixo definido e bem trabalhado. A energia irradiada do palco fez-se sentir muito bem pelos presentes. Terminaram com Mad Red Circle deixando o público a desejar por mais.

Set List:
Novo tema
Hate Me
Rebirth
Paradise
Novo Tema
My Last War
Mad Red Circle
Após um não muito longo intervalo, chegou a vez da aguardada banda do Porto, os Heavenwood, subir ao palco. Nesta altura já o espaço estava um pouco mais composto mas a contagem não chegava perto da centena. Começaram com o tema The Arcadia Order e foram tocando irrepreensivelmente os temas, como se estivéssemos a ouvir os álbuns. Mas no entanto, os problemas técnicos foram uma constante, especialmente com o vocalista, que teve problemas com o microfone, praticamente desde o início, o que pode explicar a inexplicável ausência de garra. Assim, juntando isto ao pouco público presente, podemos concluir que este não era nem foi o concerto que a banda e o público esperavam. Foi um concerto para esquecer, a própria banda partilhou que já algum tempo devia um concerto à cidade de Lisboa, mas não terá sido certamente esta actuação que satisfez essa ambição. Terminaram com Bridge To Neverland, e apesar de estarem com pouca vontade de voltar, ainda fizeram um encore com o tema, One Step to Devotion.

Set List
The Arcadia Order
Goddess Presiding Over Solitude
Flames of Vanity
13th Moon
Rain Of July
Fragile
Fading Sun
Morning Glory Clouds
Emotional Wound
Bridge To Neverland
Encore:
One Step To Devotion

Finalmente, os Noctem fecharam a longa noite. Entraram em cena com tudo, cheios de energia, poder e profissionalismo. No palco, e fazendo jus ao auto-intitulado estilo 'blackened death metal', estavam penduradas duas cabeças de cabra ensanguentadas. Todos os elementos da banda vinham caracterizados com as suas roupas negras e as partes do corpo que estavam expostas pintadas de vermelho, como se estivessem sanguinolentos. A energia fazia sentir-se, e os Noctem iam desfilando os seus rituais habituais em palco, tais como: trincar um coração de porco crú e mandar os pedaços para o público, ou beber líquidos vermelhos e espessos a simular sangue (ou não?!).  Mesmo não estando a tocar para muita gente, a entrega dos membros dos Noctem foi total e quem ficou a assistir dificilmente poderá dizer o contrário. Terminaram em grande com Religious Plagues, mas infelizmente sem direito a encore.
Set List
Intro
Invictus
The Arrival Of The False Gods
Across Heracles Towards
Abnegation And Brutality
Divinity
Interludio
A Borning Winged Snake
Cycles Of Tyranny
Divine Immundice
Under Seas Of Silence
Religious Plagues

Reportagem : Miriam Mateus
Fotos : Nuno Santos

Podes encontrar as fotos deste evento no nosso facebook e os vídeos no nosso canal YouTube :
Vídeos :
Noctem - Under The Seas Of Silence : http://youtu.be/RGHrCfyfw4I
Heavenwood - Emotional Wound - http://youtu.be/InfTWdcaHao
Heavenwood - Suicidal Letters - http://youtu.be/b52L9w7n834
Heavenwood - Arcadia Order - http://youtu.be/TMwmTpiAvg0
Hate In Flesh - http://youtu.be/RWlg8Q0qePA
 

Veja também: