>

02/09/2022

[Report] SonicBlast Fest '22 encerrou evento com chave de ouro, com os míticos Pentagram, My Sleeping Karma e Orange Goblin!

 

 Dia 0 | Dia 1 | Dia 2 | Dia 3 (13-Ago)

 

A família das tribos rock estava completa! Estavam presentes as bandas que faltavam e o ambiente era de riso e o calor convidava à 'pandega' com os rios de cerveja que se formavam no recinto e que corríam de mão em mão, entre copos reutilizáveis de vários tamanhos ou os rápidamente famosos, jarros de litro, do precioso líquido refrescante, Super Bock!!
Depois dos afazeres campistas passei pelo recinto logo a seguir do primeiro concerto às escaldantes, duas da tarde.
Os Samavayo subiram a palco seguidos pelos The Black Wizards que estenderam o seu concerto devido ao cancelamento da banda que vinha a seguir, os Mythic Sunship. Os fãs portugueses mais jovens, adoptaram a vocalista nortenha e embalaram nas suas músicas à frente do palco, mas foi nos momentos instrumentais que prestei atenção ao que se passava, um rock bem 'esgalhado' com todas as referências old school que sobressaía por cima da voz da carismática Joana Brito, no caminho de volta ao campismo.

O calor apertava e previa-se uma noite ainda mais caliente que a anterior, pois desde de manhã que chegavam mais pessoas com mochilas e tendas para acampar ou para usufruir da praia, antes dos concertos. Era o Grande Dia D!
 
 
No recinto, ao longo dos concertos de Psychlona e das frenéticas Bala , a multidão foi crescendo. O local entre as serras minhotas, água doce e mar, abraçava-nos como num ninho, debaixo da Duna, cheio de música, sol e calor humano de todas as cores. 
A tribo reunia-se ao fim da longa espera e incerteza deste evento, que finalmente encontrou o lugar certo, pois mesmo os que tiveram saudade da piscina perceberam que com a subida de dimensão da festa, esta já não cabería, lá.
 
SonicBlast 2013 by Stanana
 
Os músicos saíam do backstage para espreitar a banda seguinte os Mdou Moctar vindos da Nigéria, com o seu rock muito peculiar! Um concerto muito aguardado e mais uma participação inusitada desta vez de vestes e espírito tuareg, no evento. Num recinto já cheio até aos portões até vimos o vocalista da banda também do Alto Minho-Braga, dos Mão Morta, o Adolfo Luxúria Canibal, que com certeza deu por ali o ar de sua graça e foi espreitar o Fest, antes de subir a Paredes de Coura para o seu próprio concerto!
 
 
Mais uma banda repetente nesta festança de música foi The Atomic Bitchwax que arrebataram o público com o seu bom humor e poderoso hard rock e animaram as hostes num final de tarde com um burburinho alucinado, que antecipava uma noite de Blast!!
 
 
Por esta altura 80% das pessoas que assistiam eram estrangeiras, assim eu digo que este é sem dúvida, o festival mais internacional do país, nunca vi tantos turistas num só evento!
 
A pressão junto aos palcos começa a sentir-se com a multidão a tentar chegar mais perto, para ver uma das bandas que trazia aquela peregrinação de milhares de pessoas à Duna dos Caldeirões em Âncora. Todos estavam em amena cavaqueira e gargalhadas, entre cumprimentos e abraços com salpicos de cerveja e de repente vi também um bébé com apenas alguns dias, ao colo do pai a visitar o seu futuro, mas assim que este rodopiar de gente começou a levantar pó no ar, a família roqueira desapareceu!
É reconfortante ver que este tipo de eventos poderão ter mais continuadade e razão de ser num futuro próximo, pois estes pais estão a deixar a sua semente nas várias crianças desta comunidade que vi no recinto, ensinando-lhes que são lugares de cultura, amizade e alegria de todas as cores!
 
 
A noite cai, a Lua gigante brilha e sobem a palco os Pentagram e nos primeiros momentos a tensão da expectativa no ar quase que se palpava, quando de repente, houve alguém que diz no momento da entrada do Bobby Liebling em alto e bom som: 'He's aliiive'!! E o músico, é recebido entre aplausos e ovação!
O seu inigualável humor irreverente, a sua simpatia lunática e a sua música ficará para todo o sempre registada na História do Rock and Roll e neste estilo do Stoner Doom!
 
Este foi mais um momento de hipnotização de massas e o movimento do headbang pendular tomou conta dos que assistiam, talvez não teriam outra oportunidade e haveria que sugar cada segundo deste concerto, como uma esponja!
 
 
A banda segurou o show brilhantemente enquanto o Bobby cantava com a sua voz sénior os temas Run My Course, Ghoul, Sign of The Wolf e em tom de agradecimento ao público pela presença, cantou o tema Last Days Here, emocionando-os. Fiz um rápido recap dos concertos que vi deles aqui neste evento e o desta noite foi sem dúvida, um dos mais 'sóbrios' mas foi um bom show.
 
A turma dos repetentes continuava no ping pong de bandas nos palcos e foi a vez dos 1000MODS rockarem no seu melhor estilo heavy rock psych e a animarem a malta, até que de repente algo aconteceu! Tiveram direito a um stage invasion de uma fã mais acalorada que foi levada pelos seguranças embrulhada numa toalha! Cumpriu-se o que eu já adivinhava, a festa virou um BLAST!!
 
 
O concerto depois deste inicio atribulado, decorreu normalmente e a seguir o público animado circulou para o Palco 1 para ver os My Sleeping Karma e o chão debaixo dos meus pés tremia, ou era a minha ansiedade de rever estes gigantescos músicos com um poder transcendental, que escureceu tudo à volta para nos focarmos só e únicamente, na trip que nos aguardava! 
 


Abriram o concerto com um dos temas mais recentes do seu Atma entrelaçando-nos com as guitarras de Matte e Seppi, o ritmo de Steffan e as melodias cénicas do teclista Norman, que entoaram na costa minhota até à Galiza e pelo Mar adentro e a banda sorria, sentindo-se em casa! Foram brutais e quando terminaram foi como se um golpe espásmico me atravessásse! Entrei em transe total depois dos temas que mais gosto deles até hoje, o Ephedra do álbum Soma e o spacy Saumya! Perguntei, sem resposta: 'Já acabou? A séériioo??'
 
 
E agora o que fazer com tanta emoção? Eu ainda via as imagens que tinham passado no concerto anterior à minha frente, mas foi tempo de circular um pouco, indo atrás dos que também saíam do evento, ficando menos guerreiros da tribo no recinto que se preparava para os também muito aguardados, Orange Goblin no mesmo palco!
 
 
Quem tem o rock nas veias tem de ver esta banda ao vivo pelo menos uma vez na vida mas a maioria dos presentes assistiram a um energético repeat no alinhamento do concerto que não surpreendeu e mesmo em modo acelerado com dedicação do tema Renegade a Lemmy, não foram o que eu esperava e o cansaço apoderou-se de repente do meu espírito enebriado e nem tive coragem, para assistir ao final da festa. 
 
 

A fotógrafa guerreira Cristina Costa estava de rastos, a quem humildemente agradeço as vezes que me acompanhou nestas aventuras e assim, decidi ir para o camping pois dali ouvia tudo, o buliço do concerto de Weedeater e o grande finale do festão SonicBlast Fest que mais uma vez marcou a sua posição in forte nos eventos nacionais, foi dos Mr Miyagi, os putos da casa dedicando também este momento ao falecido guitarrista Jaime San, que nos deixou demasiado cedo. No camping as afterparties, como cogumelos, cresciam no pinhal e a festa continuou noite adentro.
 
WHAT A BLAST!!
OBRIGADA!!

Deixo aqui também nesta minha última in full festival reportagem opinativa humildemente escrita, além da minha opinião acima, algumas sugestões minhas e muitas recolhidas de opiniões do público que é maioritáriamente 25+, para o próximo evento que visitarei de certeza, mas desta vez como turista
Este evento, já não é pra meninos e acampar assim num fest já não é deste século!!!! Foi a frase mais dita, em relação às condições oferecidas|! Assim, estas são as formas de 'arrumar a casa', segundo o público e Press!

Sugestões:
Área Campismo
Permissão de carga e descarga de equipamento dos carros dos campistas com horários específicos;
Colocação de chuveiros na área do campismo complementando os chuveiros do Clube de Futebol;
Colocação de pontos de água, sejam torneiras ou contentores de água potável;
Colocação de wc's dentro da área de campismo, exclusivas para os campistas detentores de pass/full ticket;
Colocação de contentores de reciclagem de lixo;
Mantendo-se a situação de Alerta devido aos Fogos sazonais, disponibilizar uma Tenda/Stand/Roulote com snacks, café, água e cerveja num local acessível fora do recinto, aberto para os campistas;
Disponibilizar pontos de Electricidade com tomadas para carregamentos de telefones e outros equipamentos.

Área Recinto
Melhor organização dos palcos e consequente melhor alinhamento das mesas de som, deve/sugerimos que a equipa faça testes quando tem meio recinto cheio de público  para evitar a dispersão do som perdendo o seu controlo,  nas horas críticas de recinto cheio;
Aproveitar as estruturas das luzes sobre o espaço que iluminam o recinto do clube e colocar nelas, velas de nylon, à semelhança de outras festas de música para criar uma espécie de tenda, obtendo mais sombras durante o dia;
Reorganizar o espaço de comes e bebes para uma zona mais periférica do recinto junto à bilheteira ou entrada, abrindo mais espaço para público de pé e sentado;
Mais comes e bebes tradicionais/locais envolvendo a comunidade local com os seus petiscos, e mais opções de vegan food, vinho à pressão foi uma ideia genial do público que entrevistei informalmente, há muitas soluções destas na região e por fim. menos trash food, já não resulta, a malta 'cresceu, pede mais coisas regionais, doces e salgados;
Substituir wc's portáteis actuais por wc's contentores, resultando em maior número de wc's/sanitas por contentor, sendo muito mais higiénico e com  menos espaço ocupado, no recinto;
Colocar mais paletes/bancos para sentar em zona de sombra;
Colocar Zona Press mais perto da entrada do Recinto, com wc privado, junto à bilheteira, por exemplo;
Permissão de estacionameto permanente, de carros da Press com dísticos ID/pass, implicando destaque de apenas mais dois poilícias/seguranças para controlo e circulação de tráfego, com horarios específicos;
Permissão de entrada de garrafas de água pessoais/reutilizáveis aos Fotógrafos/as da Press.
Melhor local periférico (entrada) e mais participantes nacionais na Loja de Merchs com artes alternativas.

Área Lazer Praia/Rio/Picnic
Criar uma plataforma flutuante amovível no Rio Âncora em frente à entrada do Recinto, para facilitar o acesso e usufruto do mesmo, durante o evento. 
 

Farewell

E assim, me despeço de todos os que me seguem ou já leram as minhas reportagens opinativas ou as minhas publicações efusivas, nas nossas redes sociais, que humildemente escrevi, com todo o amor à música que essencialmente é impulsionado pelo desejo de partilha de bons momentos musicais, de conhecer pessoas geniais nesta Arte que ficaram registados na minha e vossa memória, para todo o sempre.

Agradeço também à SFTD Radio por ter-me feito este desafio há alguns anos e que me permitiu viver, no nosso país mas essencialmente no Alto Minho, alguns dos melhores momentos da minha vida, ao assistir a vários festivais e concertos de música de excelência, de forma a que pudesse também cumprir a minha missão de divulgar o que nesta região se faz, de melhor!

Agradeço também aos meus companheiros de rádio que sempre me apoiaram neste trabalho e são amigos/família e às Fotógrafas que aceitaram os nossos desafios e contribuíram com a sua arte de imagem, tão magnificamente! Obrigada de coração guerreiras!!
Foram looongas horas em pé a assistir a concertos de 'empreitada', muitas lutas com montagens de tendas, muitos desafios ultrapassados e todos sem excepção, valeram a pena, para poder estar presente nestes eventos e vê-los crescer, tal como as bandas nacionais e internacionais que participaram e que deixaram momentos únicos gravados na minha alma e da restante Tribo
 
Retiro-me de coração cheio deste palco, mas não saio de cena!

Um humilde OBRIGADA a todas as organizações do SonicBlast, SWR Barroselas, Laurus Nobilis entre outras, que me receberam sempre muitíssimo bem e desejo-lhes Boa Fortuna e que Bons Ventos continuem a empurrá-los para o Sucesso!! 
Fight, For Your Right, to?? PAAARTTYYY!!

  Dia 0 | Dia 1 | Dia 2 | Dia 3 (13-Ago)



Texto: Ana Neves aka Stanana
Imagem: Cristina Costa
Todas as imagens e vídeos exclusivos publicados nas redes sociais e canal YouTube da SFTD Radio

Veja também: