>

30/08/2022

[Report] Sonicblast Fest 2022: um dos festivais mais aguardados do ano regressou em força ao concelho de Caminha! (Pt.1/4)

 

 Dia 0 (10-Ago-2022) | Dia 1 | Dia 2 | Dia 3


Um dos festivais mais aguardados do ano regressou em força ao concelho de Caminha 
 
Há já várias edições, desde 2013, que estou presente neste evento internacional que se realiza na Costa Verde minhota, no concelho de Caminha em Viana do Castelo.
O desafio desta edição foi a mudança de local. Este foi o tema de conversa entre todos os presentes e o balanço geral é altamente positivo apesar de todas as dificuldades que tivemos principalmente no campismo.

Fez todo o sentido, na opinião geral, a área do evento situar-se toda no mesmo lugar, onde estava o Recinto, o Campismo e a oferta natural de Mar e Rio com excelentes acessibilidades, desta vez na Freguesia de Âncora.

Para muitos estrangeiros, com quem falámos, o cartaz e esta oferta turística de reunir em poucos dias a oportunidade de aproveitar o que de melhor Portugal tem para oferecer, calor, água, a beleza das paísagens e boa comida e que juntando a pitada mágica do rock psicadélico, foi o suficiente para escolherem o SonicBlast Fest como o evento 'pós pandémico' a não faltar, sendo o mais esperado dos últimos tempos.
 
Depois da pandemia que vivemos, os eventos de verão estão a ter uma adesão considerável em Portugal mas foi o SonicBlast 2022 o primeiro no panorama do Rock a esgotar os seus bilhetes e quando chegámos no dia 10 para a Welcome Party, já poucos haviam para vender na bilheteira.
 
Durante a tarde foram chegando os campistas para montar o equipamento e iniciar a saga dos concertos, estavam 3 Palcos montados com alinhamentos de boas bandas em todos os dias e havia que conhecer o espaço, para gerir o tempo no Recinto.
 
Logo à chegada apercebemo-nos da primeira dificuldade, que não teríamos os prometidos chuveiros no camping nem wc's e assim havia uma coisa que não tínha mudado, as looongas caminhadas, neste caso até ao Âncora Praia Futebol Clube, onde estaríam os chuveiros e outras comodidades. Segundo Ricardo Rios em entrevista na Altominho TV, este, sendo um local novo, afirma que 'ainda haverá muito a melhorar' e teremos como pediu, sugestões a dar para as próximas edições, mais à frente, nesta reportagem opinativa. 
Lamentamos essencialmente a falta de coordenação com o município que não colocou nenhum ponto de acesso de água potável no Campismo nem wc's próximos, provocando uma pegada ecológica brutal no pinhal do campismo deste evento, com 5 mil pessoas diárias a assistir.
Assim mesmo, quero agradecer à organização SonicBlast por receber a Team de reportagem da SFTD Radio ano após ano, desde 2014, proporcionando-nos e aos nossos seguidores, a oportunidade de ver crescer o fenómeno que este festival foi e é nesta região do país, com este estilo de música muito especial e que reúne sem preconceitos, todas as tribos do rock.

Abençoada pela Lua Crescente e com tudo a postos para ser bombardeada com música, fui assistir aos primeiros concertos.

Ainda a deambular pelo recinto a fazer o reconhecimento das ofertas no espaço tive a 2a decepção, o som apesar de instalado com uma fenomenal estrutura não estava bom e assim se manteve, com grandes sobressaltos, durante a maior parte do evento. Além disso, foi logo no primeiro dia que tivemos o primeiro cancelamento no recinto, os ShiMa não puderam actuar por razões de saúde, sendo mais uma banda fora do cartaz juntando-se a outras, que cancelaram também no último minuto durante este evento, como os All Them Witches, os Mythic Sunship e os El Altar Del Holocausto.
 
 
A animação era muita e um dos concertos mais esperados, era uma novidade para muitos, os El Perro. Uma banda de rock psicadélico, heavy-blues, funk e hard rock.
 
Eis o vídeo do 1º concerto do evento na tenda do Palco 3.
by Raúl Garcia-Mister Virus (ver em HD)
Uma formação norte americana liderada pelo vocalista, guitarrista e produtor dos Radio Moscow, o Parker Griggs e na bateria o companheiro da mesma banda RM o Lonnie Blanton, que juntos com Jaron Yance e Shawn Davis no baixo, e Tawny Harrington na percurssão, vieram nos embalar no seu 'Hair Of'' gravado em Junho passado. Um concertaço que mesmo com todas as dificuldades de som, deram um bom show num recinto já bem cheio de público logo neste Dia 0.

O ambiente do evento começava já a tomar forma muy sui generis com a tribo a passear os figurinos coloridos e a reencontrar amizades e a animação da noite foi até altas horas da madrugada, com os concertos de PutoVC vindos de Viana do Castelo e os locais com o seu dirtyrock e que substituíram os ShiMa na abertura da noite e arrasaram.  Aproveitaram o momento para no penúltimo tema da noite dedicar a Jaime San, guitarrista de Mr. Miyagi falecido inesperadamente em 2020. Que DEP Rockin' On!!
Os concertos de El Perro, Temple Fang e os Toxic Shock foram bombásticos dando-se o 1º stage invasion e consequentes divings, acabando com os Misleading que arrastaram as hostes até às 3hrs da madrugada, mas que desencaminharam os festivaleiros noite adentro e anunciaram à Vila Praia de Âncora e arredores, que não estavamos a brincar e que a festa ia ser um Blast!!

Já estava na tenda nos últimos concertos mas ouvi dali, num lugar estratégico, o som vindo da festa que muitas das vezes ao longo do evento, com melhor qualidade do que no recinto, mas foi hora de descansar pois as looongas caminhadas debaixo de sol para montar tenda e o headbang energético da 1ª noite tomaram-me de cansaço.

Nos dias seguintes também iria ter o apoio da Cristina Costa na imagem e já antecipando as dificuldades com o sol abrasador e pó, tanto para mim como para esta artista que encarecidamente nos cede os seus registos, iria ser difícil o trabalho então, decidi que esta Team SFTD iria fazer uma reportagem mais compassada.

Esta será também a minha última aventura de full festival report, as limitações físicas começam a surgir e terei de optar por reduzir o número de dias a estar presente ou no limite, procurar o que melhor condições de estadia, oferece.
Depois desta prova de endurance num campismo pobre, com calor abrasador e sem acesso fácil a água, fez-me decidir sair de cena e não voltar a menos que, estejam reunidas condições de conforto. Este festival não as teve, foi muito decepcionante e esgotante.
Mas como guerreiros que somos, a tribo psicadélica foi resiliente e aguentou com alegria e em modo de sobrevivência todo o evento e como disse no início, o saldo é positivo e cheio de esperança que neste novo lugar se instalem melhores condições para cumprirmos com o nosso dever cívico de protecção da natureza, com menos pegada ecológica e melhor usufruirmos deste lugar paradisíaco, no meio do verde à beira mar, do Alto Minho.

''Em cada estrela, plantávamos uma tenda, onde dormíamos e sonhávamos um instante, para logo a erguer, galopar para outra clara estrela, porque éramos, por natureza, ciganos do ideal."
Eça de Queiroz: Notas Contemporâneas

Em breve contarei aqui como foi o 1º dia do grande festival deste género musical, o Rock Stoner Psicadélico.
Fiquem atentos!

 Dia 0 (10-Ago-2022) | Dia 1 | Dia 2 | Dia 3


Texto: Ana Neves aka Stanana

Veja também: