
Com uma casa que não esteve cheia, mas que até esteve bem composta (cerca de 100 pessoas estiveram presentes), notou-se bem a solidariedade, o companheirismo e a alegria de todos os presentes, bem como o dito espírito do Heavy Metal, e onde não faltou a amiga cerveja a acompanhar, velhos e novos amigos se reencontraram e fizeram deste evento uma festa, até porque um dos organizadores fazia anos nesse dia, Rudy Sagres, o que também acabou por ajudar a “fazer a casa”, para além do concerto que se iria seguir.

![]() |
Acid Lizard com Margarida Martins |
![]() |
Karbonsoul |
De seguida subiram ao palco os KARBONSOUL, banda de Death/Black/Doom Metal, que depois de uma pequena introdução, nos deram a conhecer o seu poderoso som pela voz de Muffy, que concilia, e bem, a sua voz limpa e natural com uma voz agressiva e gutural, com “Frozen Bodies”, faixa esta que faz parte de um Split CD editado pela União Metálica, “Concilium 13”. Apesar de algumas dificuldades motoras Muffy mostrou-nos o seu grande potencial e a sua postura profissional em palco, dificuldades estas, entre outras, que têm afastado a banda dos palcos, mas que apesar de tudo não os afastaram completamente e neste mês de Dezembro voltaram a actuar. Seguiu-se “Ashes” e a segunda faixa constante em “Concilium 13”, “The Siren”. É então que a banda composta por Muffy na voz, Rstein na guitarra, Rvid no baixo e Sir Nightfall na bateria chama ao palco o aniversariante da noite e um dos organizadores deste evento, Rudy Sagres, e para quê? Para nada mais nada menos, com a ajuda do público presente e das outras bandas, entoar o célebre “Parabéns a Vocês”.

E para finalizar a noite, ATTICK DEMONS! Desta vez pudemos ouvi-los em condições e apreciar bem o seu trabalho, ao contrário do que sucedeu no concerto em que foram uma das bandas de abertura para W.A.S.P. Para este evento a banda composta por Artur Almeida na voz, Luís Figueira, Hugo Monteiro e Nuno Martins nas guitarras, João Clemente no baixo e Gonçalo Pais na bateria, ofereceram-nos uma grande e bem constituída set list: quase que podemos dividir o concerto em três partes, sendo a primeira parte a apresentação do seu álbum “Atlantis” na sua totalidade, a segunda com três faixas do seu primeiro álbum “Attick Demons”, e uma terceira parte dedicada às bandas que influenciaram esta banda nacional, IRON MAIDEN, JUDAS PRIEST, RUNNING WILD e MANOWAR, com mais destaque obviamente para IRON MAIDEN. Assim sendo, e no que diz respeito ao álbum “Atlantis” e à primeira parte da sua actuação, podemos dizer que está um trabalho muito bem elaborado, com faixas bem construídas e que tiveram um grande apoio por parte do público, começando com “Back in Time”, com grande destaque para “Atlantis”, “City of Golden Gates” e “The Flame of Eternal Knowledge”, seguindo-se “Riding The Storm”, “Sacrifice”, “Meeting The Queen”, “In Memoriam” e “Listen to The Fool” (vídeo abaixo). No que se refere ao álbum “Attick Demons” podemos dizer que as faixas escolhidas são sem dúvida as mais apreciadas e entoadas pelo público: “Visions”, “Moonlight Walks” (faixa de bónus da edição japonesa) e “The Believer”. E agora a terceira parte, talvez uma das mais apreciadas e aderida pelo público, para começar “Aces High” de IRON MAIDEN com a participação especial do baixista João Sérgio Reis, representando os de IBERIA neste evento.
![]() |
Attick Demons com João Sérgio Reis (Ibéria) |
De seguida “Breaking The Law” de JUDAS PRIEST, voltamos de novo a IRON MAIDEN com “The Trooper”, depois “Under Jolly Rogers” dos RUNNING WILD, “Fear of The Dark” de IRON MAIDEN e para finalizar “Metal Warriors” de MANOWAR. É de realçar que a voz de Artur Almeida é de tal modo parecida com a de Bruce Dickinson nos seus tempos áureos, e a performance da banda está tão equiparada à de IRON MAIDEN que se fechássemos os olhos mais parecia a banda original do que a que estava a tocar, e isso é sem dúvida um grande feito para esta nossa banda nacional.
Mas antes de se dar por terminado o evento foi a vez dos organizadores e apoiantes subirem ao palco e entregarem à vista de todos a receita do evento a António Francisco Melão, que agradeceu a todas as pessoas que organizaram, apoiaram e compareceram a este evento.
Mas antes de se dar por terminado o evento foi a vez dos organizadores e apoiantes subirem ao palco e entregarem à vista de todos a receita do evento a António Francisco Melão, que agradeceu a todas as pessoas que organizaram, apoiaram e compareceram a este evento.
Texto: Ana Margarida Santos
Fotos : Ana Margarida Santos / Nuno Santos
(clica aqui para ver mais fotos, na página no facebook)