A noite de 18 de Junho, uma terça-feira, tinha tudo para ser perfeita... não fossem alguns percalços que, para quem anda na estrada, sabe bem que acontecem. Tivemos a notícia da avaria do Tourbus dos Possessed que, consequentemente, significou um atraso da banda a chegar a Portugal, assim como a "desistência" dos noruegueses Nordjevel de acompanhar a tour até Lisboa (e Porto). Uma pena, a meu ver, já que tinha bastante curiosidade de os ver ao vivo e a cores. A banda que não perdeu a oportunidade de subir ao palco foram os portugueses Burn Damage, a quem coube a tarefa de aquecer as hostilidades do RCA Club.
A banda californiana Possessed estreia-se amanhã em Lisboa, naquele que será o seu segundo concerto em Portugal (tinham actuado no SWR Barroselas em 2013) e a sala que os acolhe é o RCA Club. No dia seguinte, tocam no Hard Club, no Porto.
É já este fim de semana que tem lugar o renovado Comendatio Music Fest. Dias 8 e 9, no Paço da Comenda (Tomar) iremos ter uma experiência mais diversificada, tendo a opção musical incidido num leque de bandas mais na zona do rock e metal progressivo, com nomes bem fortes, (conforme fomos adiantando nos últimos meses) como atestam os cabeças de cartaz Tesseract e Leprous, não deixando de lado uma bela representação de bandas nacionais.
SÁBADO, 8/6
No Sábado, dia 8, a recepção será feita logo pelas 15h30 pelos nacionais Allamedah, vencedores do concurso Battle of The Bandas, e que recentemente lançaram um novo vídeo, para a música "Novos Velhos":
Logo a seguir (16h25) chegam de Leiria os Kælling, cujo primeiro álbum podem (e devem) ouvir aqui:
Continuando na senda de belos projetos nacionais, às 17h20 sobem ao palco os Pântano, que lançaram recentemente o novo vídeo, para Solitude:
O metal progressivo dos portuenses Sullen irá certamente surpreender a partir das 18h30. A banda deixou hoje um bem disposto convite em forma de vídeo:
Do Porto chegam os já nossos antigos conhecidos Kandia, para actuar pelas 19h20. A ver se nos trazem novidades acrescidas.
As bandas internacionais encerrarão ao mais alto nível o primeiro dia do festival.
A partir das 20h25 chegam os italianos Nosound (prog rock), que trazem na bagagem o novo trabalho "Allow Yourself".
Para encerrar em grande o primeiro dia do festival teremos os britânicos Tesseract, com inicio de actuação marcada para as 22h. Espera-se uma viagem pela carreira recheada de peças preciosas, e com as novidades de "Sonder", álbum lançado em 2018:
O after-party de sábado será assegurado por uma DJ session de Vincent Cavanagh dos Anathema.
DOMINGO, 9/6
No Domingo, as portas abrem novamente às 15h cabendo aos vimaranenses Needle (rock/metal progressivo) as honras de abertura:
Às 16h25 chegam de Leiria os A Last Day on Earth (rock/metal), que contam já com quase 15 anos de existência, tendo como ponto alto o seu álbum de estreia, "Between Mirrors and Portraits".
Mais recentemente lançaram este avanço para o novo trabalho "Monster":
A primeira banda internacional do dia são os chilenos Crisalida (metal progressivo), que actuarão a partir das 17h20:
De seguida (18h30) chega o colectivo finlandês-britânico Wheel (prog rock/metal), cujo álbum de estreia "Moving Backwards" foi recentemente lançado e que já passaram por Lisboa, fazendo a primeira parte de Soen (recorda aqui como foi essa noite)
Dispensando grandes apresentações, os nossos velhos conhecidos WAKO (metal / groove) vão trazer a dose de peso extra ao festival. Esperamos por novidades deles há muito tempo!
Logo a seguir (20h25) poderemos assistir a uma das grandes afirmações nacionais dos últimos anos, os Sinistro, que seguem apresentando o seu mais recente trabalho "Sangue Cássia" onde contam mais uma vez com a bela voz e teatralidade de Patrícia Andrade:
Os franceses Uneven Structure (prog/tech metal) são os senhores que se seguem, pelas 21h30. A banda está neste momento a terminar de gravar o novo álbum, sucessor de "La Partiture" (2017), que será lançado no final do verão.
A encerrar este belo festival chegam pelas 22h55 os maravilhosos Leprous, que regressam mais uma vez a Portugal, desta feita para apresentarem o fantástico "Malina" de 2017, mas que não deixarão de relembram algumas grandes malhas de "The Congregation" e "Coal"
A noite terminará com o belo som do aço trazido pelo António Freitas.
ARRAIL DE RECEPÇÃO , 7/6
De forma a envolver a população local no evento foi adicionada a noite de receção ao festivaleiro, iniciando às 21h e que contará com actuação dos Serrabulho, Shivers, Gobabygo e , sim leram bem, Maria Leal.
Os bilhetes serão a 5 Eur, sendo que os detentores do passe para os dois dias do Comendatio não pagam.
HORÁRIOS
COMO CHEGAR
ACDDS PAÇO DA COMENDA
R. da Bica, 90
2305-429 Tomar
GPS: 39.588137, -8.475280
De carro: A1, N349 (parque disponível) De comboio: Linha do Norte/ Tomar (sair em Paialvo)
Disponível no local haverá parque de estacionamento, campismo grátis, comida, bebida, wcs e muito mais.
Por
forma a poder auxiliar os festivaleiros que se deslocarão de
comboio/autocarro até à cidade de Tomar, irá ser disponibilizada uma
pequena ajuda com transfer - Tomar(estação da
CP/Camionagem)/Comendatio/Tomar. Aqui ficam os horários: Dia 7 ( recepção ao campista ):
TOMAR/COMENDATIO - 14:00h / 17:00h / 21:00h COMENDATIO/TOMAR - 01:00h / 02:00h Haverão
também táxis que poderão ser divididos entre festivaleiros a rondar os
10€ por viagem e também se poderão organizar por boleias uma vez que da
cidade ao Comendatio são cerca de 10 minutos de carro.
Depois do anúncio do cancelamento do mesmo evento na cidade do Porto, era muito alta a expectativa dos fãs sobre o concerto agendado para a passada quarta feira, dia 29 de Maio, no RCA Club em Lisboa.