Os Ashes Of Life, banda portuguesa de doom metal com influências de Post-rock / Progressivo / Shoegaze lançam hoje, 7 de Fevereiro de 2020, em formato digital o seu álbum de estreia “Seasons Within”.
O seu som melancólico e distinto tem influências da triade do doom death britânico (Anathema, My Dying Bride, Paradise Lost) bem como de outras bandas mais progressivas como Katatonia, Opeth ou Antimatter e ainda um toque de post-rock à semelhança de God is an astronaut ou mesmo do shoegaze especifico dos Slowdive.
Podem ouvir "Seasons Within" na íntegra no Youtube:
e comprá-lo no bandcamp da Abismo Humano:
Brevemente estará também disponível nas mais diversas plataformas digitais bem como em formato físico.
Mixado, produzido e masterizado por André Eusébio da Lemon Drops Media.
Label Abismo Humano
Biografia
Nas palavras do criador do projecto:
"Este projecto começou por volta de 2010, onde já tinha ideias concretas sobre o que pretendia.
Juntamente com a determinação em que queria ser eu a compor as minhas músicas apesar de ter estado em bandas, nas quais tive a honra de trabalhar com músicos bastante talentosos e com boas ideias.
Em 2013 tive um "awakening" que me fez desejar fazer música mais do que nunca. Gravei então até 2014 várias demos.
Porém o desejo de evoluir levou-me a ir sucessivamente 'crescendo' a nível de composição, material e produção.
Decidi então procurar músicos que tivessem de acordo em tocar as minhas composições. Convidei alguns amigos, como o Luís Pinto (guitarra), Pedro Silva(baixo) e o Jorge Teles (bateria).
De 2014 até 2017 as músicas sofreram ainda mais evoluções e criei também sons novos.
Fizémos até uma música em conjunto e alterei as minhas composições em certas partes, sem desvirtuar o conceito original, mas de forma a terem uma dinâmica semelhante ao que era feito em estúdio. Demos inclusive alguns concertos em plena simetria.
Em 2017 tive conhecimento do estúdio de gravação Lemon Drops Media ( de André Eusébio) onde embarcamos no processo de gravação do álbum, que contou ainda com o precioso auxilio de Pedro Antunez (baterista dos The Chapter) , no qual foi requerido da minha parte uns meses para consolidar e aperfeiçoar as baterias e consequente gravação de baixo, guitarras e vozes.
Entretanto travei conhecimento com o vocalista sueco Stefan Nordström( dos Soliloquium) com o qual tive uma compreensão musical instantânea, e que aceitou de imediato participar neste projeto no que concerne à parte da voz gutural!
O álbum está finalmente concluído, foi um parto difícil, que deu a sua luta mas encontramos-nos bastante orgulhosos com o resultado final!
O primeiro single vídeo de 11 minutos, SHORES está actualmente disponível no youtube e mais se seguirão.
É um trabalho que se enquadra para os fãs de Anathema, Katatonia, My dying bride, Alcest, Swallow the sun, Opeth, entre tantos outros."
Sigam a banda na sua rede social