>

06/12/2018

[Made in Portugal] DOGMA | Espectáculo acústico celebrando um ano de "Reditum" disponível. Conhece aqui esta banda de gothic/doom:

Isabel Cristina, voz| Gonçalo Nascimento, voz| Miguel Sampaio, baixo| Luís Possante, guitarra| Rui Nunes, bateria  João Marques, guitarra
Os Dogma formaram-se em novembro de 1996 e desde os seus primórdios a banda defende o português cantando num género que podemos definir na sua génese como Gothic/Doom Metal, mas estão sempre dispostos a abraçar um variado leque de influências musicais e encontram-se a promover os seu mais recente trabalho Reditum.

O lançamento realizado o ano passado trouxe fortúnio à banda que já percorreu algumas salas com o seu doom e segundo os Dogma
'O emprego da metáfora está implícito em todas as letras, deixando a interpretação da viagem lírica ao encargo de quem a queira assumir sendo que o caos e a tristeza serão sempre o seu destino final.'


'Apesar de improvável o nosso regresso, foi com naturalidade que as ideias rejuvenesceram e possibilitaram a gravação dos temas que tinham sido criados na nossa demo “Weltschmerz”, e de outros que não entraram nesse trabalho, mas que lhe eram contemporâneos. 
Nasce assim em 2017 o álbum. Sejam bem-vindos ao Reditum! '





Os Dogma mostram o "pior" do mundo, um imaginário acompanhado de um som de esperança e agressividade mas nunca deixando de expressar o desprezo pelo destino imposto e pelas instituições que o impõem.

O sarcasmo está também presente quando a oposição ambiciona aquilo a que se opõe, os Dogma tentam transportar esse sentimento quando se fazem acompanhar para dentro do abismo através dos seus temas.
Podem ouvi-lo na íntegra no seu Spotify (AQUI)

Em Novembro deste ano, a banda decidiu celebrar um ano de  lançamento do álbum num espectáculo em formato acústico, onde apresentaram o disco e ainda alguns temas que não fazem parte do trabalho, dando também a conhecer o seu novo baterista, Luís Abreu.

O espectáculo foi gravado no Hail Rock Club e poderás ouvi-lo na íntegra, no Spotify (AQUI) ou no video seguinte:

Na Penumbra da Blasfémia, Ao Vivo no Hail Rock Club - 2018
 A Rosa
 Novo Senhor das Cinzas
 Jabal Tariq
 Sangue & Frio
Serei Teu Lúcifer
 Anjo Caído
Criação
Corro Pela Floresta
 Porque Não Te Escondes de Mim
 Vaca de Fogo
Reditum
 Velho do Mar
 Esperma de Lava

Biografia
Entre Novembro e Dezembro de 1997, é gravada a primeira demo com 6 temas originais com o singular título “Weltschmerz”.
A partir daqui os Dogma dão início a um périplo de concertos que os levará a salas como o Marquês da Sé Rock Club, Ritz Club, Bar Rookie e a festivais como o Extremo Open Air, Festival de Musica Moderna de Sobral de Monte Agraço, Festival Maio Jovem de Altura e diversas edições do Festival Tocabrir. 
Entre Junho e Agosto de 2000 gravam o seu 1.º EP, intitulado “Último Grito”.
Em 2001 os Dogma foram selecionados para participar na coletânea “Tocabrir 2001”.
Em 2002, a banda grava o seu 2.º EP, “Memorial à Obsessão Pela Dor”.
No ano de 2003 em consenso os Dogma fizeram um hiato prolongado.

Mas quis o destino que os Dogma não ficassem apenas na memória de alguns e em Outubro de 2014, quatro dos seus antigos elementos, Luís Possante (Guitarra), Isabel Cristina (Voz), Miguel Sampaio (Baixo) e Gonçalo Nascimento (Voz), decidem fazer renascer das cinzas a banda e volta de novo aos ensaios, recuperando os primeiros temas da banda com o intuito de regravar os mesmos, em álbum. 
Por forma a completar o alinhamento da banda, passam a fazer parte da mesma, o Rui Nunes para a Bateria e aos quais se juntará mais tarde, em 2017 o João Marques na Guitarra.

Poderás vê-los ao vivo antes do Natal com os Sunya no Side B em Alenquer! 
Não percas:


Veja também: