>

30/09/2014

[Report] Metal Attack (Round 1) com Derrame, Karbonsoul e StoneRust



Numa noite convidativa a uma saída, com uma bem recheada de oferta de concertos em Lisboa, Metal Attack, organizado pela Metals Alliance. Ainda a chegar à zona do recinto receámos o pior, uma vez que na rua ao lado, do RCA Club, estava uma pequena multidão para assistir ao concerto dos Viralata (fotos no blog em breve). No entanto foi uma agradável surpresa ver que tínhamos na República da Música muitos amigos de música mais pesada.
Com pena nossa, pois era uma banda que já queríamos ter conseguido ver, não chegámos a tempo do primeiro concerto, dos Advogado do Diabo. Situação a corrigir o quanto antes.
Foi enquanto se cumprimentavam as várias caras conhecidas habituées nestes concertos, que soaram os primeiros acordes dos StoneRust.
Foi com 'From Yesterday Comes Pride' do mais recente EP da banda de Cascais, 'Higher Hope Gone' que deram início ao seu concerto, logo seguido de uma malha do EP de estreia, 'Deep Emptiness'.
Com uma sonoridade thrash mas com laivos de hard rock e stoner, comandados pelos riffs de Gabriel Ramos, os StoneRust entraram como se já fossem donos do espaço, uma vez que trouxeram muitos fãs, e tentando agarrar o público que ainda não os conhecia. A seguir a 'Something Into Me' apresentaram uma série de temas que vão marcar presença no primeiro álbum da banda previsto para este ano, com a novidade de terem algumas malhas cantadas em português, como 'Sujo' e 'Sangue Seco'. O vocalista Bruno Vale mostrou sempre entrega máxima e notou-se que estava bastante agradado pela actuação dando conta disso antes de se despedirem com 'Pig', dedicada aos nossos amigos agentes da autoridade.

Após um breve intervalo subiram ao palco os já nossos conhecidos Karbonsoul
Com um som bem poderoso a debitar das colunas, ouvimos a guitarra de Mário Rodrigues (aka R-Stein) a soar bem mais 'grosso' do que alguma vez os tinha ouvido, dando um corpo mais sólido às suas malhas, que estão assentes essencialmente naquele instrumento. Na voz Muffy tem um dos registos mais poderosos que se conhecem a vocalistas femininas e parece cada vez mais conhecedora do seu registo e de como tirar partido da sua técnica, contrapondo guturais cavernosos com algumas linhas limpas, se bem que com um pouco de eco/reverb a mais a sair da munição. Navegando por mares sonoros muito escuros, a banda de Sintra mostrou o seu repertório com relace para as malhas do mais recente EP '3Logy', como 'Decadent Empire' ou 'Bleeding Sorrow' (video abaixo). Numa prestação muito sólida, notou-se a partir de certa altura algumas dificuldades em palco da vocalista, derivadas de problemas físicos, mas que mais ajudam a enaltecer o esforço demonstrado em palco, num excelente concerto de Blackened Doom/Death.

Para o final foram dadas honras de encerramento aos Derrame, que vinham apresentar o novo EP 'Crawl To Die', uma marretada de metal (à old school, ferrugento e corrosivo) nas cabeças mais desprevenidas. 
Com uma atitude inebriante, quase como possuído, o vocalista Pedro Sousa atacou as malhas como se não houvesse amanhã. Um forte postura de toda a banda colmatou um pouco as falhas de som (de palco) nos momentos iniciais da actuação, onde destilaram corrosividade em 'Creator' e 'Back to Inferno'. Depois desse período um pouco mais hesitante e em que também o público estava a adaptar-se, a prestação subiu de nível e tornou-se visível um maior conforto e consequente confiança entre a banda, que logo conquistou o público com os moshpits mais correspondidos na noite, nomeadamente na sequência que iniciou com o single 'Crawl To Die', com um refrão bem orelhudo (isto em Death Metal é sempre um pouco relativo), e continuou em alto ritmo até 'Chaos In Earth' (video abaixo).
Antes de terminar assinaram uma cover de Sepultura, 'Antichrist' do primeiro registo da banda brasileira, para mais um momento de festa com Pedro a voar sobre a plateia.
Terminam com 'Blood Curse' e já com o público que resistiu até fim rendido. Notámos que o espírito do metal está com eles, mas também que há uma boa margem para melhoria e progressão desta banda de Lisboa. 




Texto/Videos/Fotos: Nuno Santos
Ficam aqui as fotos (e vídeos) dessa noite: (também disponíveis para like e partilha no facebook aqui)





Veja também: