02/06/2014

Metallica: "The truth needed to be told", à conversa com Joel McIver.

No passado dia 30 de Maio, durante o evento da feira do livro em Lisboa, as recém criadas Publicações A Ferro e Aço estrearam-se nas publicações com o lançamento da biografia não autorizada dos Metallica, And Justice for All: The Truth about Metallica.
A Songs for the Deaf marcou presença e esteve à conversa com o autor Joel McIver.

Justice for All: a verdade sobre os Metallica  relata os vários acontecimentos desde os primórdios da banda até ao dias de hoje. Foi escrito baseado em entrevistas e pesquisas feitas pelo mesmo.

Lançado pela primeira vez em 2004, surge a primeira actualização em 2009 e em 2014, temos então, a mais recente actualização deste livro, trazudizo para português e que conta com a revisão técnica e prefácio do conceituado jornalista António Freitas.

Publicações A Ferro e Aço, é uma nova editora portuguesa que incide as suas publicações dentro do panorama musical, passando do Rock ao Metal, publicando assim biografias de bandas e músicos de relevância, o que faz com que esta editora seja então a única apostar neste mercado.

Tivemos uma conversa muito descontraída com o simpático Joel, falámos sobre o que lhe levou a começar a escrever sobre música, ficámos a conhecer um pouco melhor quem é o Joel McIver e quais são os seus projectos futuros.

"The truth needed to be told" Indica ser um dos motivos que o levaram a escrever esta biografia, pois existiam muitos mitos sobre a banda e que esses, tinham que ser desvendados.

Falou também de Cliff Burton, considera-o seu herói, até porque Joel também toca baixo. Escrever o capitulo sobre a morte do baixista dos Metallica foi um dos capítulos mais difíceis e emocionantes confessa o autor, não só pelas difíceis pesquisas que teve que fazer, mas também pela carga emocional que este capitulo representa.

"They make history everytime they do anything"  "Eles fazem filmes, eles têm um festival organizado por eles, existe sempre algo para escrever sobre eles", diz-nos Joel.

Na quarta feira, dia 4 de Junho, às 22h no programa de autor Isto não é o da Joana da Songs for the Deaf,  vamos ter um especial Metallica, onde podem também ouvir na integra a entrevista a Joel McIver.  Para ouvir basta ir acima ao separador Radio Online
Artigo e entrevista: Joana Marçal Carriço


Veja também: