15/07/2012

Heavenwood (entrevista) : Concerto com Noctem em Lisboa, novidades sobre o novo álbum e muito mais (com vídeos)

É já na próxima quinta-feira, dia 19 de Julho, na República da Música de Alvalade, que o público lisboeta terá oportunidade de rever a banda de Gothic Metal do Porto, um dos expoentes do género.
Será o aguardado regresso dos Heavenwood a Lisboa, alguns anos após terem vindo mostrar o álbum 'Redemption', que assinalou o regresso da banda ao activo, em 2008, após alguns anos de hiato. Desta feita trazem também na bagagem o aclamado 'Abyss Masterpiece' para o que se espera poder ser um concerto retrospectivo da carreira da banda.

Foi a propósito deste concerto que falámos com o guitarrista da banda, Ricardo Dias, que nos dá umas dicas sobre o que podemos esperar, bem como qual o andamento do novo álbum, prejudicado por um incêndio que deflagrou nos estúdios usados pela banda :

Songs for the Deaf Radio : Ricardo, ainda estamos na ressaca do excelente Abyss Masterpiece : apesar da intemporalidade dos álbuns anteriores, sentes que possa vir a ficar como um marco ímpar na vossa carreira? 
Ricardo Dias (Heavenwood) : Acredito que sim, no final de contas não somos apologistas da composição e lançamento de álbums por imposição ou limite de tempo. O Processo de criação deve ser intuitivo, é fruto de todo o tipo de influências, experiências ou vivências. Acredito que nos dias de hoje o “ ouvinte “ desenvolveu uma capacidade enorme em termos de sensibilidade auditiva, ou seja, quem aprecia e ouve música tem a perfeita consciência se está a ouvir algo “ forçado “ ou algo natural. A música deve falar por si da mesma forma que o conceito lírico de uma banda e naturalmente será eleito como marco ou não ao longo do tempo. Será o álbum o culminar de uma evolução musical, ou poderemos ainda ser mais surpreendidos num próximo trabalho? O Factor surpresa é muito importante, de preferência que seja uma boa surpresa !!

SFTD Radio : Acerca do próximo trabalho, já se sabe que andam a preparar qualquer coisa, pelos pequenos teasers/trechos divulgados : como vai esse projecto?
Ricardo Dias :   Sim, HEAVENWOOD tem estado a trabalhar nas pré-produções para o 5º album, será baseado no Tarot dos Boémios do ocultista Papus, e será uma surpresa além da mera experiência auditiva!!!

SFTD Radio : Os vossos trabalhos (tanto pela qualidade musical como de produção) têm como alvo também o mercado internacional : como faz uma banda portuguesa para lá chegar?
Ricardo Dias : Existem 3 factores : Qualidade, Trabalho e Sorte, é esta a dica! 

SFTD Radio : Sendo uma banda que já viveu momentos altos e outros menos bons, o que a experiência vos diz da cena actual : têm sentido nela alguma evolução? 
Ricardo Dias : Sinto mudança, evolução é subjectivo.. 

SFTD Radio : Relativamente ao concerto do próximo dia 19 na República da Música em Alvalade, que se pode esperar da vossa actuação?
Ricardo Dias : Os HEAVENWOOD de corpo e alma ao que consideramos ser desde sempre a nossa 2º casa : Lisboa foi muito importante para o começo dos HEAVENWOOD e jamais podemos esquecer todo o apoio e suporte que recebemos, ainda hoje, da capital !

SFTD Radio : Será baseado no último álbum, ou uma espécie de Best Of da carreira?
Ricardo Dias : Será uma salada de frutas heavenwoodesca

SFTD Radio : Quais as vossas expectativas para a adesão do público (nomeadamente com as dificuldades que o país atravessa, bem como a imensa oferta de concertos e festivais por todo o país) ?
Ricardo Dias : Acredito que haverá uma excelente adesão, a média dos concertos de HEAVENWOOD oscila entre as 250 a 600 pessoas por isso acredito que essa estatística não será defraudada tendo em conta a centralização do local e o factor LISBOA.

SFTD Radio : Para terminar e relativamente ao incêndio que deflagrou no estúdio : o Bruno (guitarrista)  está bem?
Ricardo Dias : Sim, psicologicamente afectado mas com os pés na terra.

SFTD Radio :  Sabe-se que houve perdas grandes. Sendo um duro golpe para vocês, poderá afectar o futuro próximo da banda?
Ricardo Dias : As perdas foram avultadas a todos os níveis. Foi um golpe mas não foi um golpe K.O por isso “ levanta-te e rí “ :). Afectar ? Jamais, simplesmente serve para dar mais alento e expurgar ou transformar o negativismo no dobro do positivismo !!
(Entrevista por Nuno Santos)

HEAVENWOOD - 13th Moon


No dia 19, a outra grande atracção do cartaz serão os espanhóis Noctem, banda de Blackened Death Metal, que está em digressão a promover o recentíssimo 'Oblivion' que tem recebido excelentes criticas a nivel mundial. Os Noctem voltam para mais um concerto em Portugal, esta banda continua a conquistar novos adeptos aquém e além fronteiras com o seu som poderosíssimo e uma enorme presença. Uma actuação a não perder como podem verificar no seu mais recente clip "The arrival of the False Gods".

NOCTEM - The Arrival of the False Guards

O evento, organizado pela RDA Management, contará também com as actuações dos portugueses Hang The Traitor, Hate in Flesh, Inffection e Lunae Lumen. As hostilidades começam às 21h30, e segue pela noite dentro ao som do DJ convidado António Freitas (Antena 3). (Toda a informação do evento aqui)

PROMO



A Songs For The Deaf Radio não deixará de marcar presença : encontra tudo na nossa página do facebook.


Veja também: