17/01/2012

Music Contest-3rd Round (Ultrasound Studios) & Switchtense@InLive Caffe (14/01/2012)

Foi para mais uma etapa do concurso de bandas da UltraSound Studios, que o bar InLive Caffe, na Moita voltou a atrair umas boas dezenas de pessoas. Concorreram quatro bandas cujo objectivo era angariar o maior número de votos possíveis por parte do público presente.

A primeira banda a subir ao palco, foi Thirdsphere, que veio de Castelo Branco. É composta por cinco membros e tem já um EP com cinco temas, que foi lançado no ano passado, com o nome Fire. Uma banda de metal que conjuga na parte vocal um gutural intenso alternado com melodia. Começaram com o tema Await The Day e trouxeram uma boa qualidade sonora, musical e boa presença em palco. Tocaram cinco temas e terminaram com United by Blood.

SET LIST:
Await the Day
Vicious Cycle
From Ashes We Rise
Awakening The Dormant
United By Blood

A segunda banda foi Dark Oath. Vieram de Coimbra e é composta por cinco elementos. Tocam um estilo de música death metal melódico e têm já um EP lançado em Novembro do ano passado, Under a Blackened Sky. No entanto este EP foi gravado ainda com o antigo vocalista e foi apenas em Dezembro que Sara Leitão se tornou a cara da banda. Começaram o concerto com All The Gates of Hell e apesar da imagem aparentemente frágil de Sara, essa ideia desvaneceu-se quando ela encheu a sala com um gutural poderoso. Não mostrou muito à vontade em palco, mas mesmo assim foi puxando pelo público, “são meninos ou quê?”. A composição musical e os riffs melodiosos intervalados com o gutural foram intensos e cativantes. Terminaram com Our Journey Backhome.

SET LIST
All The Gates of Hell
The Warrior
The Mistify Valkyries
North Wind
Our Journey Backhome

Mais um curto intervalo e foi a vez de Blame The Skies subir ao palco. Esta banda, oriunda de Setúbal e já existente desde 2007, é composta por seis membros e tem uma particularidade não muito comum em bandas de Metal, contando com dois vocalistas principais para além da voz de fundo do baterista. Poderíamos pensar que tal característica poderia tornar o som confuso mas a verdade é que as três vozes se interligavam de forma coesa e criaram uma complexidade vocal muito interessante. Deram início ao concerto com Picture e apresentaram ainda um tema novo. Foi um concerto bastante enérgico e com forte presença em palco, provocando reacção por parte do público com alguns moshes. Terminaram com All Legends Die Young

SET LIST:
Picture
Diamonds
Wakeup Doghertg
Silent Suffering
All Legends Die Young

A etapa estava a chegar ao fim e a banda a terminar a mesma foi Thirteen Degrees to Chaos. Uma banda de cinco elementos oriundos de Alcochete, que tocam Death Metal progressivo. Apesar de já existirem desde 2006 ainda não têm um EP, apenas uma Demo lançada em 2008 e uma série de concertos ao vivo realizados desde então. Têm uma sonoridade intensa e apesar de não terem solos de guitarra muito complexos, sente-se a presença duma boa composição do baixo e bateria que tornam o som poderoso. Unheard Demand foi o tema de abertura, tema este que foi lançado online em 2009. Com boa presença e um vocalista que puxava pelo público, foi com Doomsday que deixaram o palco para a banda anfitriã, Switchtense.

SET LIST
Unheard Demand
Dawn Of The Dead
Nova 1
Ed Lermello
Brakyu,The Shapeshifter
Vimeiro
OMG N00bz!
Doomsday

Quando Switchtense subiu ao palco, a sala estava bem composta. A banda da Moita deu início a um concerto enérgico com os seus temas pesados, rápidos e com um groove contagiante. Começaram com o tema Second Life do seu álbum Confrontation of Souls e o público reagiu imediatamente com movimento e moshes devolvendo a energia que emanava do palco. Hugo, o vocalista da banda, congratulou, em especial os adolescentes que marcaram presença, por gostarem deste estilo de musica e a viverem tão intensamente. Chegou a entregar-lhes o microfone durante a sua actuação e eles cantaram na perfeição os temas. Perto do fim, chamaram ao palco o vocalista de Angelus Apatrida (que estão a terminar as gravações do seu último trabalho na UltraSound Studios) para apresentar a música Cowboys From Hell de Pantera.
Terminaram em grande com Infected Blood.

Second Life
Face Off
Into the Words of Chaos
Unbreakable
Concrete Walls
State of Resignation
This is Only the Beginning
Cowboys from Hell (Pantera)
Infected Blood

Por: Miriam Mateus
Fotos: Nuno Santos

Veja também: